Disputa na indústria de games desta vez é entre atores e desenvolvedores

Sindicato entra em greve novamente – desta vez contra fabricantes de jogos, como Epic e Activision, quanto ao uso da voz de atores e captura de movimento com IA

greve de atores na indústria de games
Sindicato entra em greve novamente – desta vez contra fabricantes de jogos, como Epic e Activision, quanto ao uso da voz de atores e captura de movimento com IA

Chris Morris 3 minutos de leitura

Quase um ano após os atores de Hollywood entrarem em greve contra as indústrias de televisão e cinema, o SAG-AFTRA (sindicato que representa a categoria) está mais uma vez lutando por direitos.

O sindicato convocou uma greve contra grandes empresas de games depois que as negociações sobre o uso da voz de atores e captura de movimento com inteligência artificial chegaram a um impasse. Cerca de 35 mil membros autorizaram a paralisação em setembro do ano passado (com 98% dos votos a favor), mas as negociações continuaram até agora.

O público gamer está acompanhando de perto essa greve, já que a anterior causou interrupções que afetaram os lançamentos de produções audiovisuais tradicionais. Aqui está tudo o que você precisa saber.

A GREVE VAI CAUSAR ATRASOS NOS LANÇAMENTOS DE GAMES?

Isso vai depender da duração. Uma resolução rápida não causará impactos perceptíveis no cronograma dos jogos. No entanto, se durar tanto quanto a greve dos atores contra os estúdios de Hollywood e gigantes do streaming, alguns títulos de grande orçamento podem ser adiados. O lado positivo é que a maioria dos games que seriam afetados provavelmente ainda não foi anunciada, então o público não perceberá os atrasos.

A GREVE É CONTRA QUE EMPRESAS?

O sindicato está mirando 10 empresas:

  • Activision Productions Inc.
  • WB Games Inc.
  • Blindlight LLC
  • Disney Character Voices Inc.
  • Electronic Arts Productions Inc.
  • Epic Games, Inc.
  • Formosa Interactive LLC
  • Insomniac Games Inc.
  • Take 2 Productions Inc.
  • VoiceWorks Productions Inc.
Créditos: Epic Games/ Envato Elements

QUAL O MOTIVO DA GREVE?

A inteligência artificial é novamente o tema central. O sindicato e as desenvolvedoras não conseguiram encontrar um meio termo na questão das cláusulas contratuais que abordam o uso de IA. Com a tecnologia avançando ao ponto de recriar vozes famosas, alguns atores temem que os personagens que ajudaram a criar possam continuar sem a sua participação

“Não vamos concordar com um contrato que permita que as empresas usem a inteligência artificial para substituir nossos membros. Já basta”, disse a presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher, em comunicado. “Quando levarem a sério nossa reivindicação de um contrato sob o qual nossos membros possam viver e trabalhar, estaremos aqui, prontos para negociar.”

Um porta-voz das empresas de games respondeu à declaração: “nossa oferta aborda diretamente as preocupações do SAG-AFTRA e oferece proteções que incluem a exigência de consentimento e compensação justa para todos os atores.”

ATORES DE FILMES E SÉRIES TAMBÉM VÃO ADERIR À GREVE?

Não. Eles estão sob um contrato diferente e não entrarão em greve, assim como outros membros do sindicato que têm acordos vigentes com seus empregadores, como a NPR (rádio pública norte-americana).

    O LANÇAMENTO DE GTA VI SERÁ ADIADO AINDA MAIS POR CAUSA DESTA GREVE?

    Por enquanto, não. Atores e outros membros do sindicato que já possuem contratos para títulos em desenvolvimento podem continuar trabalhando durante a greve. Games “live service” (jogos que oferecem assinaturas, microtransações, venda de expansões e “passes de temporada”), como o Fortnite, também não serão afetados.

    No entanto, se durar mais de 60 dias, o SAG-AFTRA exigirá que os membros que trabalham em jogos em produção se juntem à greve.

    EXISTEM ALTERNATIVAS QUE PERMITAM QUE OS ATORES CONTINUEM A TRABALHAR?

    Sim. Enquanto os estúdios de Hollywood negociavam coletivamente através da Aliança de Produtores de Cinema e Televisão, as desenvolvedoras de games têm a opção de fazer seus próprios acordos. 

    Em uma nota aos investidores, Michael Pachter, da Wedbush, explicou que “os membros do sindicato podem trabalhar para qualquer distribuidora ou desenvolvedora que se comprometa com garantias quanto ao uso de IA, salários mais altos e mais segurança e proteção em torno da captura de movimento. Isso significa que os estúdios podem fechar acordos individuais, mesmo que as negociações com a indústria não tenham sido concluídas.”

    Créditos: Divulgação/ César Couto/ Unsplash

    A GREVE VAI IMPACTAR TODOS OS TÍTULOS?

    Não. Embora os atores representados pelo SAG-AFTRA frequentemente façam parte de grandes títulos, como GTA, The Last of Us ou Spider-Man, a vasta maioria não utiliza os serviços de membros do sindicato como parte de seu processo criativo. E games mobile ou criados no Roblox quase nunca o fazem. Haverá muitos novos títulos para as pessoas jogarem, independentemente de quanto tempo durar a greve.


    SOBRE O AUTOR

    Chris Morris é um jornalista com mais de 30 anos de experiência. Saiba mais em chrismorrisjournalist.com. saiba mais