Até na montanha-russa: rede de parques Sixs Flags digitaliza operações com IA

A empresa está reformulando o app e o site, adicionando um "concierge" digital, estacionamento automatizado e pedidos pelo celular

Crédito: Fast Company Brasil

Chris Morris 3 minutos de leitura

Maior companhia de parques de diversão do mundo, com unidades no México, Estados Unidos e Canadá, a rede Six Flags quer mudar a forma como os visitantes interagem com seus parques de diversão. E está recorrendo à inteligência artificial para promover essas mudanças.

A gigante dos parques de diversões anunciou uma "transformação digital completa" de suas operações, atualizando tudo, desde as atrações até o site. Também está lançando um "concierge digital", orientado por IA, que estará disponível no aplicativo e no site da empresa.

"Nossos visitantes estão no centro de tudo o que fazemos, e essa transformação digital é uma prova do nosso compromisso de oferecer experiências inigualáveis, onde a tecnologia se une à diversão e ao encantamento", declarou Selim Bassoul, CEO do Six Flags, em um comunicado. "A IA nos permite enriquecer e personalizar cada ponto de contato com o visitante."

A tecnologia está cada vez mais no centro de qualquer parque de diversões de hoje. Ela é capaz tanto de criar momentos e atrações maravilhosos quanto de causar grandes problemas. Tudo vai depender da tecnologia, do usuário e de elementos incontroláveis, como a cobertura da rede.

Sixs Flags Magic Mountain, na Califórnia (Crédito: Six Flags)

A Six Flags, que se fundiu com a Cedar Fair em novembro do ano passado, está encarando esse desafio formando uma aliança digital de empresas globais para ajudá-la a aprimorar a experiência do visitante, embora não tenha mencionado com quem estaria trabalhando.

As melhorias se dividem em três categorias: planejamento, atrações e parques. 

PLANEJAMENTO

Site atualizado: com lançamento previsto para o final deste ano, o novo site do Six Flags utilizará IA para personalizar as visitas e impulsionar um novo programa de fidelidade (sobre o qual a empresa ainda não forneceu detalhes). O site, assim como o aplicativo Six Flags, vai incluir o Missi Six, um concierge digital com IA generativa para responder às perguntas dos usuários.

Aplicativo atualizado: os visitantes dos parques contam cada vez mais com aplicativos para se locomover e para aproveitar ao máximo seu dia. O Six Flags vai adicionar mapas interativos, pedidos de comida por celular e recomendações personalizadas com base nas preferências declaradas pelos usuários.

PASSEIOS

Tempo de espera das atrações: está em dúvida se vale a pena atravessar o parque para andar na montanha-russa mais famosa? Novos filtros vão informar o que o Six Flags diz serem tempos de espera precisos, permitindo que você planeje melhor o seu dia. Na verdade, a rede está atrasada em relação a esse recurso. A Disneylândia, o Universal Studios e muitos outros parques temáticos já informam os tempos de espera em seus aplicativos há alguns anos, embora as estimativas nem sempre sejam precisas. 

Montanha-russa Suspende do Dr. Diabólico, no Six Flags Fiesta Texas (Crédito: Six Flags)

Melhores fotos e vídeos durante a viagem: o plano é instalar equipamentos integrados e atualizados de captura de fotos e vídeos nas montanhas-russas, permitindo que os visitantes revivam a emoção.

NOS PARQUES

Carteira digital: o recurso vai permitir que os visitantes acessem seus benefícios de fidelidade e paguem quaisquer cobranças adicionais (de alimentos a entradas e compras no parque) por meio do aplicativo, de um smartwatch ou de uma pulseira. A ideia é que os visitantes não precisem andar com uma carteira física enquanto estiverem no parque. Mais uma vez, há um certo atraso nisso. A Disney já permite que os visitantes vinculem seus cartões de crédito às suas MagicBands e o Sea World deixou de usar dinheiro vivo em 2022. 

All American Cafe no Six Flags Texas (Crédito: Six Flags)

Estacionamento mais rápido: diga adeus aos tempos de espera de cinco a 10 minutos apenas para estacionar o carro. A empresa planeja instalar entradas automatizadas em praças de pedágio, usando visão computacional e IA para ler placas de veículos, o que deve reduzir o tempo de entrada para três segundos por veículo, segundo a empresa.

Pedidos de comida mais rápidos: você pode usar o aplicativo para pedir comida. Para quem prefere não fazer o download do app, dá para usar códigos QR ou tecnologia NFC nas mesas para fazer o pedido sem ter que ficar na fila. Atualmente, o pedido móvel é o padrão adotado em muitos dos principais parques temáticos. 

Evite o caixa na lojinha de souvenirs: o parque planeja instalar opções de autoatendimento em suas lojas, tanto por meio de quiosques quanto do aplicativo, para permitir que as pessoas comprem itens mais rapidamente e evitem as longas filas do caixa.


SOBRE O AUTOR

Chris Morris é um jornalista com mais de 30 anos de experiência. Saiba mais em chrismorrisjournalist.com. saiba mais