5 perguntas para Allan Barros, do Aceleraí

Crédito: Divulgação/ rawpixel.com

Claudia Penteado 2 minutos de leitura

Allan Barros trabalha no varejo há 30 anos, nas áreas de marketing, comercial e operações. Fundador da agência Fala! e sócio do Grupo Dreamers, em 2017 ele abriu a agência especializada em negócios e varejo Pullse. Em 2019, lançou a startup de tecnologia Aceleraí, plataforma de conteúdo publicitário compartilhado com grandes celebridades, que vive fase de forte crescimento.

Nesta conversa com a Fast Company Brasil, ele fala, entre outros temas,  da inovação como rotina estratégica, do valor do conhecimento na liderança e do uso do tempo. 

Qual a sua visão de inovação?

Inovação não pode mais ser tratada como um momento específico do seu negócio. Ainda existem empresas que usam a expressão “agora precisamos inovar”. Se esse é o seu caso, a corrida contra seus concorrentes já está perdida. Outro erro é delegar a missão de inovar para uma única área. A inovação de verdade deve ser entendida pelo time como uma rotina estratégica. Cada processo, cada produto, cada relação com seus clientes deve ser questionada periodicamente com a seguinte pergunta: como posso inovar e surpreender?

Qual a habilidade fundamental para exercer a liderança nos dias de hoje?

 Inovação de verdade deve ser entendida pelo seu time como rotina estratégica.

Ensinar. O líder atual constrói seu resultado baseado na sua capacidade de multiplicar no seu time o conhecimento. Ele faz isso pelo exemplo, nunca fazendo o trabalho pelo time e sim direcionando e permitindo o aprendizado. Além disso, é extremamente necessário administrar bem o uso do tempo.

Qual a sua visão sobre sustentabilidade?

Estamos no meio de uma transição de três gerações que viveram e cresceram com significados completamente diferentes da palavra sustentabilidade. A hiperinformação que a web 1.0 e a web 2.0 disponibilizaram vem equalizando um pouco esse cenário. A web3 será um acelerador desse processo. Acredito que essa equalização vai chegar ao seu ápice nos próximos 10 anos. Aí sim, com a humanidade mais alinhada, vamos ver, de forma exponencial, uma mudança prática na forma de vida mais sustentável global.

O que é qualidade de vida para você?

Saber dividir o tempo de forma equilibrada. Quanto mais tempo conseguimos dedicar ao nosso propósito, mais qualidade de vida temos.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

Seja protagonista da sua vida.


SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil. saiba mais