5 perguntas para Analigia Martins, do Duolingo
Com 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de educação no Brasil e nos Estados Unidos, Analigia Martins é diretora de marketing do Duolingo para o mercado brasileiro, o segundo maior da plataforma de ensino de idiomas no mundo.
Publicitária com pós-graduação em administração pela Universidade de Harvard, Analigia passou os últimos 12 anos construindo marcas no segmento de aprendizado de idiomas. Em 2020, entrou para o time do Duolingo com a missão de aumentar a visibilidade e o crescimento da plataforma no país.
Mãe de duas crianças pequenas, seu desafio, como o de tantas outras profissionais, é conciliar carreira, vida pessoal e espiritualidade, que considera essencial para equilibrar e dar conta de tantas responsabilidades.
O que é inovação?
É utilizar a tecnologia para desenvolver alternativas que ofereçam oportunidades para a vida das pessoas. É o uso de elementos de inteligência artificial, machine learning e gamificação para causar um impacto positivo na sociedade, reduzindo a desigualdade por meio da educação acessível, como no caso do Duolingo, por exemplo.
Sustentabilidade nasce da empatia que precisamos ter com o outro e com o planeta.
Inovação é ir além das possibilidades. É acreditar que sempre podemos fazer melhor, que sempre podemos chegar no que já foi considerado impossível. É quebrar paradigmas, influenciando a vida das pessoas para melhor.
Qual é a habilidade mais importante para exercer a liderança?
Empatia e influência. Primeiro, precisamos nos colocar no lugar do outro para entender como nos comunicar de forma eficiente. E também para compreender suas habilidades e necessidades, nos abrindo para que ele possa contar com nossa experiência, sempre. Dessa forma, conseguimos desenvolver relacionamentos sólidos, com muita confiança mútua, imprescindíveis para alcançar objetivos comuns.
A influência também considero de máxima importância. Além de ser necessária para que possamos transitar pelos diversos stakeholders, podemos impactar positivamente a vida das pessoas ao nosso redor ao inspirá-las. Acredito que, mais do que um papel profissional, temos um papel social e podemos contribuir muito para desenvolver pessoas profissional e pessoalmente, favorecendo um ambiente de trabalho produtivo e motivador.
O que é qualidade de vida para você?
É ter equilíbrio em todas as áreas da vida, dispondo de tempo de qualidade para viver cada uma em sua plenitude. Trabalhar com o que gosto é fundamental para minha qualidade de vida. Mas ter flexibilidade para me dedicar à minha família é ainda mais importante.
Inovação é acreditar que podemos fazer melhor, que podemos chegar no que já foi considerado impossível.
Poder descansar, viajar, me dedicar às coisas que gosto, incluindo minha espiritualidade, também são pontos muito importantes para que eu me sinta realizada e feliz. Sei que este é o grande desafio para muitos de nós, mas, com sabedoria, autoconhecimento e um bom senso de priorização, podemos alcançar uma vida mais plena e significativa.
O que o conceito de sustentabilidade representa para você e como se conecta ao seu trabalho?
Sustentabilidade nasce da empatia que precisamos ter com o outro e com o planeta. Quando entendo que uma prática pode agredir gerações futuras e o meio ambiente, preciso agir e mudar tanto meu mindset quanto o de outros ao meu redor, sugerindo ações que contribuam de forma positiva.
Sinto-me privilegiada em trabalhar em uma empresa que atua amplamente na sustentabilidade social. Nosso objetivo é ajudar a diminuir a desigualdade por meio do acesso gratuito a algo que deveria ser básico: a educação. No Duolingo, essa missão é levada muito a sério.
Sabemos o quanto nosso produto pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja para conseguir um emprego melhor, para ajudar a ter foco durante fases difíceis da vida ou para manter o cérebro ativo.
Qual o conselho mais importante que já recebeu na vida?
Seja honesta, gentil e perseverante. Aprendi a nunca abrir mão dos meus valores, independentemente da situação.
Aprendi a tratar bem as pessoas e a ser humana, o que acabou me ajudando a também ser inspiração para muita gente que, inclusive, me auxiliou na construção de caminhos incríveis. O relacionamento humano é extremamente precioso e devemos aprender sobre ele desde cedo.
E, finalmente, aprendi a nunca desistir. Precisamos ter paciência e resiliência para enfrentar os diversos desafios que vida ou a carreira nos apresentarão, mas que podemos superar com força e determinação para chegar onde quisermos.