5 perguntas para Camilla Gurgel, da 16 01

Crédito: Divulgação

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Com mais de 10 anos de atuação no ecossistema de inovação em empresas como iFood, Smiles, Bloomin’ Brands International e Ipsos, a publicitária Camilla Gurgel deu recentemente uma viraa na carreira, tornando-se sócia da consultoria de inovação 16 01, junto com Edu Paraske e Leo Brazão, e da Deboo Deep Innovation, startup especializada na web3.

O trio acredita que o modelo é não ter modelo, por isso oferece soluções diversificadas, que vão de avaliações de mercado a digital sprint (que combina adaptação de UX design e design thinking para ambientes digitais).

Em seu trabalho, ela também ajuda a criar e desenvolver conceito, estratégia, planejamento, conteúdo, produtos e curadoria de eventos de inovação. Nesta entrevista à Fast Company Brasil, Camilla fala sobre a importância de ouvir a equipe e sobre legado para o futuro.

O que é inovação?

Para mim, é você poder enxergar o problema com outro olhar, por outra perspectiva. É sair da máxima ”sempre foi feito dessa maneira” e pensar ”será que eu posso fazer de outro jeito?”. Inovar é juntar certas habilidades (e exercitar essas habilidades), como criatividade e pensamento analítico e crítico, raciocínio, resolução de problemas com foco no usuário/ consumidor, ideação e a capacidade de conseguir tirar do papel.

Qual é a habilidade mais importante para exercer a (boa) liderança?

É ser o exemplo. Isso significa ser uma liderança transformacional, que utiliza o poder da influência com maestria. Liderar com carisma e transmitir confiança é fundamental para que você consiga se aproximar do seu time e alinhar uma visão compartilhada. Para isso, escutar a equipe, se concentrando no presente e dando feedbacks constantes, construindo plano de ação para os seus liderados, é fundamental.

O que é qualidade de vida para você?

É ser grata todos os dias por ter saúde para poder fazer diferença no mundo e na vida das pessoas. Mas, se puder ser de frente para o mar, melhor ainda.

O que o conceito de sustentabilidade representa para você e como se conecta ao seu trabalho?

Liderar com carisma e transmitir confiança é fundamental para se aproximar do time e alinhar uma visão compartilhada

Sustentabilidade é entender que as escolhas que você faz agora terão consequências no futuro. Ou seja, é o legado que você deixa. Hoje, na Deboo, temos um produto original que é a Indeed – Instituto Descentralizado de Educação (ou INstitute for DEcentralized EDucation, em inglês).

Utilizando a tecnologia blockchain e mentalidade Web 3.0, ele viabiliza de forma independente, segura, colaborativa e integrada o financiamento, apoio e desenvolvimento do conhecimento – da educação superior, à produção científica.

A ideia é construir negócios e uma comunidade mais próspera e engajada através do acesso e subsídio à educação. Ou seja, um processo no qual todos do ecossistema ganham. Para mim, esse é o futuro das organizações e do mundo. Alguém não precisa perder para eu ganhar. Isso é sustentabilidade. 

Qual o conselho mais importante que já recebeu na vida? Um dia meu pai me disse: tente pelo menos um instante do seu dia lembrar tudo aquilo que você já passou e construiu na vida. Relembrar, mesmo que por um minuto, fará com que você tenha orgulho da pessoa que é hoje. Faço esse exercício constantemente e é grandioso!


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais