5 perguntas para Cesar Paz, do Ecosys
Empreendedor serial, como ele mesmo se define, engenheiro e mestre em design estratégico, Cesar Paz é investidor, sócio e mentor de empresas. Foi eleito pela plataforma Proxxima como um dos 10 profissionais mais inovadores do mercado brasileiro. Ele é cidadão emérito de Porto Alegre e um dos fundadores do coletivo Porto Alegre Inquieta, além de professor da Unisinos. O coletivo Porto Alegre Inquieta é um grupo organizado com o objetivo de ajudar a transformar a capital gaúcha em uma cidade mais inclusiva, criativa e sustentável.
Paz afirma que seu maior desafio hoje é justamente buscar influenciar de forma positiva na transformação da cidade de Porto Alegre, o que está de forma direta ligado à sua atividade empreendedora nos negócios ligados ao universo da transformação digital e também no empreendedorismo social (ligado a coletivos da cidade como o POA Inquieta e o Ponta Cidadania). Nesta entrevista à Fast Company Brasil, ele fala sobre atitude empreendedora, liderança, crescimento e equilíbrio.
O que é inovação para você?
É a capacidade de utilizar o pensamento criativo em detrimento do pensamento convencional que sempre repete aquilo já deu certo. Mas é também a capacidade de associar o pensamento criativo com a atitude empreendedora, motor do processo de inovação.
Que habilidades fazem um bom líder?
São vários os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais que definem um bom líder. Mas, seguramente, a capacidade de lidar com incertezas e liderar pelo exemplo são habilidades imprescindíveis.
O que é qualidade de vida?
É o equilíbrio entre saúde e bem-estar, ambiente físico, interação social, crescimento pessoal e profissional.
O que o conceito de ESG representa, na sua opinião?
Representa tudo. Minha visão de futuro é sempre a partir de uma lógica de desenvolvimento inclusivo e sustentável, sendo a sustentabilidade sempre baseada em três perspectivas: social, ambiental e econômica.
Qual o melhor conselho que recebeu na vida?
“Não existe jeito certo de fazer a coisa errada.”