5 perguntas para Michele Villa Franca, da Ambev

Crédito: Divulgação

Claudia Penteado 3 minutos de leitura

Psicóloga de formação, professora, fundadora e conselheira da Carreira Preta – hub criado para trazer a lente da diversidade e fomentar a inclusão e integração social de pessoas negras no mercado de trabalho – Michele Villa Franca é head de diversidade, inclusão e saúde mental da Ambev.

O desafio foi assumido durante a pandemia e conecta o trabalho que vinha realizando a um olhar abrangente proposto pela empresa, expandindo projetos de inclusão e promovendo iniciativas com foco em saúde mental. 

Michele tem experiência de mais de 12 anos em recursos humanos, transformação cultural, educação, diversidade e inclusão, consultoria interna e governança. Esta semana, foi incluída entre os 10 nomes da powerlist "Mulheres Negras Transformando Histórias", escolhida pelo site Mundo Negro, em parceria com a L'Oréal e a Mover. 

Nesta conversa com a Fast Company Brasil, ela revela um pouco do seu olhar sobre temas como inovação, sustentabilidade e liderança.

O que é inovação para você?

É querer fazer e entregar soluções que contribuem para a evolução, transformação e desenvolvimento, através de novas ideias, co-construções e olhares. Para isso acontecer, entendo ser fundamental a abertura para novas experiências e percepções, tendo como base o entendimento de que existem pessoas, processos e projetos diferentes dos que conheço, para que eu possa contribuir de forma efetiva. É sobre dar oportunidade ao novo, conectando e fazendo de forma diferente, construindo o agora para mudarmos o futuro.

O que sustentabilidade representa para você?

Um meio de garantir o óbvio. Porque as pessoas se perderam dentro dos sistemas e oportunidades em função de tantas heranças e modelos de atuação individual que vão contra o coletivo. Não é ruim ter conquistas para si, o ruim é só fazer isso, o tempo todo, e alimentar um sistema que manipula pessoas e processos que vão contra a equidade e inclusão.

Importante também reforçar que, para mim, o conceito de sustentabilidade está ligado a manter e apoiar com consistência e intencionalidade projetos e processos que façam pessoas, meio ambiente e sociedade estarem em equilíbrio, atuando para um momento presente mais harmônico e de menor impacto para as gerações futuras.

Qual a sua visão sobre qualidade de vida?

É ter escolha e liberdade, seja para mim ou para a outra

As pessoas se perderam em função de tantas heranças e modelos de atuação individual que vão contra o coletivo.

pessoa: escolha de ser quem eu sou, quando e como quero ser. Estar e me conectar com o que me faz bem, sejam em ambientes, com pessoas e experiências. É ter equilíbrio. 

É ir além de mim, é conectar como vivo e o outro vive, como estabelecemos relações saudáveis que mantêm e sustentam uma sociedade. É viver uma relação de respeito e benéfica para poder vivenciar de fato a "qualidade de vida". É ter alegria, compartilhar, sentir-se bem, segura e saudável, mesmo em situações controversas.

É poder ser uma executiva com filho pequeno, que ama sair com os amigos, que ama ter agenda apertada de trabalho, que ama ter novos desafios diários, que ama estar com a família e atender uma ligação da avó no horário de trabalho. É poder criar soluções e impactar as pessoas e a sociedade.

Qual a habilidade mais importante para exercer a liderança hoje?

Consciência, intencionalidade e leitura de cenário. Não importa seu momento de carreira, você consegue atuar nesses três pontos independentemente disso.

Qual o melhor conselho que já recebeu na vida?

Seja feliz e seja você mesma no que faz, trabalhe conectada com você e com transparência. E inclui um: crie oportunidades e esteja atenta a elas. Não as perca, principalmente quando você é uma mulher negra.


SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil. saiba mais