5 perguntas para Patricia Lima, da Simple Organic

Crédito: Fast Company Brasil

Claudia Penteado 4 minutos de leitura

Patricia Lima é CEO da Simple Organic e costuma dizer que o maior desafio, não só para ela, mas para todos hoje em dia, é o tempo. Seu maior desafio, tanto pessoal quanto profissional, é a gestão do tempo. Formada em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina, trabalhou durante 15 anos com comunicação como dona de uma agência de publicidade e da revista independente “Catarina”.

Ao se tornar mãe, em 2015, começou a se preocupar com os produtos químicos que sua filha ingeria inconscientemente dos produtos de maquiagem que ela usava. Procurou opções de maquiagem orgânica, mas não se contentou com o resultado. Dois anos de pesquisas depois, criou a Simple Organic. Certificada pelo PETA como vegana e cruelty-free, a marca foi adquirida pela Hypera Pharma

Nesta conversa, Patricia dá sua visão sobre inovação, inspiração, equilíbrio e o poder do silêncio.

O que é inovação para você?

Ela não necessariamente vem de um processo demorado ou que surge o tempo inteiro. Pode acontecer em uma fração de segundo, com coisas simples. Geralmente, quando tem alguma demanda que precisa de uma solução inovadora, você não vai conseguir encontrar essa solução no mercado, porque ela já existe.

a habilidade mais importante de um líder é conseguir inspirar e motivar o time como um todo.

Basta olhar para as nossas expectativas como consumidores para encontrar a inovação. Dessa forma, é mais fácil ter um insight de inovação, porque você vai entender suas próprias vontades e necessidades dentro do mercado e, assim, atender um número enorme de pessoas. 

Qual é, na sua visão, a habilidade mais importante para exercer a (boa) liderança? 

Falando hoje sobre a nova geração, que sempre está buscando novos propósitos, acredito que a habilidade mais importante de um líder é conseguir inspirar e motivar o time como um todo. Você inspira quando leva o seu propósito e o da sua empresa, de forma clara e transparente. 

Para quem deseja ter um time de profissionais engajados e que trabalha junto, acredito que a inspiração é a habilidade mais relevante de um líder nos tempos atuais. É isso que faz as pessoas verem sentido no que e onde estão trabalhando diariamente. 

O que é qualidade de vida?

Para mim, é equilíbrio. Quando consigo balancear meu dia a dia do trabalho com tempo livre e o tempo que passo com as pessoas que amo, seja minha família, meus amigos ou realizando algo que gosto. Encontrar esse equilíbrio é um desafio diário. 

Qualidade de vida não vem apenas dos momentos de descanso, vem também da qualidade daquilo que faço boa parte do tempo no meu dia, que é o meu trabalho. Muitas vezes, as pessoas falam de qualidade de vida pensando exclusivamente no lazer. Para mim, ela envolve o trabalho também, envolve a gente atuar e equilibrar nossa vida em todos os aspectos.

Todos os pontos de equilíbrio são importantes para conseguir ter qualidade de vida e saúde mental. Não é algo simples, porém é viável se tivermos consciência daquilo que é realmente importante para nós. 

O que o conceito de sustentabilidade representa para você e se conecta ao seu trabalho?

A sustentabilidade representa um legado positivo para o futuro. Não é mais uma escolha, e sim uma urgência. Precisamos atender essa necessidade pensando no futuro das próximas gerações e no impacto positivo que a sustentabilidade pode trazer para a sociedade.

Todos os pontos de equilíbrio são importantes para conseguir ter qualidade de vida e saúde mental.

Tudo o que fazemos na Simple Organic não é pensando no hoje, e sim no futuro, em como acalmar essa urgência climática e de que forma a sustentabilidade é nossa aliada na construção de um mundo melhor para as gerações que estão por vir. Nesses cinco anos da marca, entendemos que ela nasceu sustentável e vem se tornando cada vez mais. O mercado está abraçando progressivamente esse segmento.

Sempre estamos pensando em iniciativas que diminuam ao máximo o impacto sobre o meio ambiente. Desde a fundação, em 2017, desenvolvemos um plano de neutralização de carbono para toda a cadeia de produção. Além disso, nos tornamos a única rede de franquias com carbono neutralizado.

Por exemplo, a loja do Shopping JK, em São Paulo, nasceu carbon-friendly e promove a união de tecnologia e sustentabilidade. Recentemente lançamos a Simple Bag, a primeira sacola do Brasil solúvel em água, 100% compostável e biodegradável. 

Além disso, todos os nossos produtos são feitos com ingredientes naturais e orgânicos, sem derivados de petróleo, conservantes nocivos, metais pesados, silicones, sulfatos, formaldeídos, ingredientes geneticamente modificados, aromas ou conservantes. Isso torna a marca totalmente beautytech em cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero.

Qual o melhor conselho que já recebeu na vida?

Ouça o silêncio. Às vezes, a resposta que a gente procura está no silêncio. Isso é muito importante para organizar os pensamentos. Em um mundo tão conturbado, onde estamos sempre tão acelerados, ouvir o próprio silêncio é um dos melhores conselhos que levo para a vida.  


SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil. saiba mais