5 perguntas para Phil Russo, da Converse

Créditos: Kris Gerhard/ Unsplash

Claudia Penteado 2 minutos de leitura

Philip (Phil) Russo é vice-presidente global de design e inovação da Converse. Sua busca é por resultados de negócios sustentáveis, reimaginando o design de produtos e processos e desenvolvendo na Converse uma cultura de criatividade e pertencimento. Ele atua como patrocinador executivo da Converse Pride Network, o grupo criado para conectar, engajar e capacitar funcionários LGBTQIA+ da empresa, é diretor e co-fundador da All Star Design Team, e atua como conselheiro da ONG The Possible Zone. São mais de 20 anos atuando na área de inovação e design de marcas globais de esportes e estilo de vida. Antes, foi vice-presidente e diretor de criação global da Cole Haan, foi consultor na Asics e também trabalhou para as marcas Fila e Puma. Nesta conversa com a Fast Company Brasil, ele fala sobre autenticidade, sobre saber ouvir, sobre cuidado e comprometimento.

O que é inovação para você? 

A inovação é um caminho a partir de insights do consumidor e conjuntos de problemas que nos conectam a conceitos e ideias que, em última análise, trarão novos significado para o público, servindo-os de maneira autêntica, mostrando evolução.

O que o conceito de sustentabilidade representa para você? 

Cuidar. Cuidar do nosso planeta, cuidar do meio ambiente e cuidar do que fazemos e o impacto nas pessoas. É nossa obrigação como empresa continuar fazendo a coisa certa. 

Atualmente, qual é a habilidade essencial de um bom líder? 

Ouvir. Você deve sempre ouvir a sua equipe e o seu consumidor, e estar disposto a realmente processar o que ouve – seja algo bom, ruim ou mesmo péssimo – e então ter a presença de espírito para construir a partir desses insights, na direção do próximo conjunto de etapas, que deverão levar, sempre, a novas soluções e a progresso.

O que é qualidade de vida para você? 

Para mim, qualidade de vida em um sentido positivo significa ser capaz de existir e operar em um espaço em que as pessoas estão alinhadas com seus valores, seja no trabalho, em casa, no lazer, em qualquer lugar. Neste alinhamento ideal de valores, é possível se energizar e se entusiasmar com aquilo que se faz, e ser inspirado pelas pessoas ao redor.

Qual foi o melhor conselho que já recebeu na vida? 

“Comprometa-se verdadeiramente com o que você ama fazer e o resto virá.”


SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil. saiba mais