5 perguntas para Robson Ortiz, CEO da Mirum

Crédito: Divulgação

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Formado em engenharia da computação e especialista em mídia digital, Robson Ortiz tem 20 anos de carreira e atuava como vice-presidente de mídia e estratégia da Mirum desde 2017, tendo sido nomeado CEO da agência no ano passado.

O trabalho de Ortiz ajudou a empresa a crescer em média 18% ao ano nos últimos quatro anos, além de colocar a Mirum como a Melhor Agência para Trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work, posição que ocupa há quatro anos consecutivos. Além disso, conquistou o sexto lugar no ranking 2022 do GPTW na categoria de empresas multinacionais com até 999 funcionários.

Nesta entrevista à Fast Company Brasil, Ortiz fala sobre acolhimento, valorização e sobre o papel da tecnologia e da criatividade para mudar comportamentos.

O que é inovação?

É tudo aquilo que criamos ou adaptamos para resolver algum problema. Acredito que estar com a mente aberta é imprescindível para perceber a inovação, já que ela pode surgir de qualquer lugar. No ambiente digital isso é muito comum. Temos o test and learning que faz da inovação algo constante em busca de eficiência, aliada à velocidade das tecnologias.

O mais importante é saber identificar o problema que precisa ser resolvido. Pode ser uma adaptação, melhorar uma solução ou produto existente ou algo completamente novo, nunca feito antes.

Qual é a habilidade mais importante para exercer a liderança?

Dividir o conhecimento, não apenas no discurso, mas dando o exemplo para que as pessoas se relacionem da melhor forma, ouvindo e dando voz, acolhendo e valorizando todos à sua volta. É colocar as pessoas para trabalharem juntas, dando oportunidade para se desenvolverem pessoal e profissionalmente.

O que é qualidade de vida, na sua opinião?

É um conjunto de atitudes que garantem seu bem-estar. É

estar com a mente aberta é imprescindível para perceber a inovação, já que ela pode surgir de qualquer lugar.

cuidar do corpo e da mente. É estar perto de quem a gente ama. É também trabalhar com o que a gente gosta. Manter-se em movimento é essencial, pois fazer exercícios físicos regularmente dá fôlego e disposição e ajuda a manter a saúde, o que reflete num melhor rendimento profissional. 

Tão importante quanto isso é conseguir se desligar do trabalho e dedicar um tempo para fazer algo prazeroso, que ajude a recarregar as energias. No meu caso, gosto de fazer trilhas, acampar com a família, cozinhar para os amigos e fabricar cerveja artesanal. Aqui, cada um encontra a melhor maneira de se conectar com amigos, familiares e consigo mesmo.

O que o conceito de sustentabilidade representa para você e como se conecta ao seu trabalho?

É a preocupação com o amanhã, a herança que vamos deixar para as gerações futuras. Podemos encorajar a mudança de pensamento e o comportamento das pessoas, inspirando e motivando transformações sem desperdício, com reaproveitamento e inclusão.

A tecnologia e a criatividade são algumas das ferramentas que usamos na nossa empresa para transformar a cultura de quem convive e trabalha conosco, ajudando a sociedade e o meio ambiente, mirando num futuro melhor para todos.

Qual o conselho mais importante que já recebeu na vida?

Faça aquilo que é certo, independentemente de ser visto ou não. Se comprometa com a verdade. Esse sempre será o caminho mais fácil e lhe garantirá um sono mais tranquilo.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais