5 perguntas para Sabrina Nudeliman, da ELO Studios

Crédito: Divulgação

Redação Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

Cofundadora e CEO da ELO Studios, Sabrina Nudeliman Wagon é formada em administração, com especialização em liderança e gestão. Antes de abrir a ELO, trabalhou na consultoria Mckinsey & Co, onde desenvolveu projetos com a Ashoka.

O estúdio desenvolve, produz e distribui conteúdos que representam a diversidade do público brasileiro e é referência em inovação. O ELO responde por mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, distribuídos em mais de 100 países e premiados internacionalmente.

A empresa também investe em iniciativas que valorizam a diversidade de histórias na frente e atrás das telas, como o Selo Elas, que atendeu mais de 40 diretoras em cinco anos.

Nesta conversa com a Fast Company Brasil, Sabrina fala sobre criatividade, segurança, equilíbrio e sustentabilidade.

O que é inovação?

Em um mundo onde informação é abundante, inovação é criatividade. Criatividade ao unir informações de áreas diversas com análise e leitura diferente, que tragam soluções para problemas da sociedade. Inovação se relaciona ao novo: novos processos, novos produtos e, em especial, novas formas de enxergar o mundo.

Qual é a habilidade mais importante para um bom líder?

Um bom líder, hoje, é aquele capaz de lidar com adversidades, mudanças e incertezas trazendo direção e segurança ao time. Por exemplo, no início da pandemia, ninguém sabia quanto tempo ela duraria, quais seriam seus efeitos e se os empregos seriam ou não mantidos. No meu caso, os cinemas foram fechados e as produções, paralisadas.

Minha decisão foi abrir os números e o fluxo de caixa, tendo transparência em relação às metas, a receita mínima necessária para break even e as centrais de custos. Com isso, todos se sentiram mais seguros em relação às decisões futuras. Gosto de tratar a equipe como profissionais responsáveis pelas metas, pelo resultado e, consequentemente, por suas próprias carreiras.

O que é qualidade de vida para você?

É estar pleno. Divido a vida em três grandes pilares: individual, familiar/ relacionamentos, intelectual/ profissional. É necessário equilíbrio entre os três. Nem sempre todos estão plenos, mas o equilíbrio faz com que haja felicidade. 

Um bom líder é aquele capaz de lidar com adversidades, mudanças e incertezas trazendo direção e segurança ao time.

Sou extremamente metódica e comprometida com o que me proponho. Todo dia acordo cedo, pratico esporte; às 9h estou na minha mesa trabalhando e assim sigo até o fim do dia. Trabalhar à noite ou em fim de semana é exceção, embora eu esteja sempre conectada para emergências. Ser empreendedor significa aceitar que não há férias ou fim de semana com o celular desligado.

Tenho um filho pequeno e os finais de semana são dele, do meu marido e amigos. Relacionamentos saudáveis são essenciais para qualidade de vida.

Há alguns anos, criei com amigas um grupo de mulheres líderes e profissionais que também tem sido essencial como ponto de conexão e relacionamento. Agradeço todos os dias por conseguir equilibrar esses meus três pilares. 

O que o conceito de sustentabilidade representa para você e como se conecta ao seu trabalho?

Sustentabilidade tem a ver com entender o impacto de suas atitudes no mundo hoje e amanhã. Quando falamos em “sustentabilidade”, pensamos apenas na natureza, mas o bem-estar entre os seres humanos também faz parte disso, principalmente ao observarmos a desigualdade social, que piorou muito nos últimos anos.

Pensando nas pessoas e no impacto social e sustentável que provocamos, a ELO Studios tem um carinho especial pelo chamado entretenimento de impacto, com filmes que não apenas entretêm, mas impulsionam questionamentos e diálogos.

Entre eles, citaria “A Verdade da Mentira”, documentário sobre conscientização a respeito de fake news e “Medida Provisória”, filme nacional de maior sucesso em 2022, com ações de letramento racial.

Acreditamos que o audiovisual é uma forte ferramenta de impacto e conscientização e criamos o Selo Elas, uma incubadora que fomenta a diversidade de gênero na direção de cinema.  

Qual o melhor conselho que já recebeu na vida? 

Se você tem um sonho, vai lá e luta por ele. Trabalhe bastante para conquistá-lo, porque as melhores coisas que construímos levam tempo, um pouco de inspiração e muito suor.

Outro conselho que levo para a vida é focar naquilo que você “precisa”, e não naquilo que deseja a curto prazo. Isso faz com que eu seja direcionada para conquistas de longo prazo em todos os âmbitos da minha vida.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais