5 perguntas para Vanessa Gordilho, vp de marketing da Vibra Energia
Quem ganha quando uma mulher vira líder? Todo mundo. Vanessa Gordilho, a atual vice-presidente de marketing, produtos e negócios da Vibra Energia, é prova disso.
Com uma carreira de 20 anos, a soteropolitana já passou por companhias de tecnologia, mercado financeiro e meios de pagamento, como Mastercard e GetNet. Agora, é a primeira mulher a assumir o cargo de vice-presidente em uma distribuidora de combustíveis e lubrificantes do país.
Na Vibra, Vanessa encabeça o Mulheres Empreendedoras, programa de investimento de startups lideradas por mulheres que, no ano passado, recebeu mais de 300 inscrições. Antes de seguir a carreira executiva, ela estudou balé clássico na Alemanha e, até hoje, carrega a disciplina e a leveza.
Nesta entrevista à Fast Company Brasil, Vanessa fala sobre diversidade, liderança e futuro sustentável.
Fast Company – Em uma indústria majoritariamente masculina, você foi a primeira mulher a assumir este cargo, e na maior distribuidora de combustíveis do país. Quais são as maiores vantagens de ter uma mulher em um cargo de liderança?
Vanessa Gordilho – A diversidade de perspectivas que as mulheres trazem para a mesa é inegável, e este é um dos principais trunfos quando há lideranças femininas em cargos de liderança em setores tradicionalmente masculinos como o de energia.
As mulheres têm uma visão mais holística e focada em pessoas e, ao mesmo tempo, são capazes de trazer novas ideias e soluções inovadoras para os desafios do negócio. Além disso, a empatia e a capacidade de construir relacionamentos sólidos são qualidades intrínsecas à liderança feminina, o que contribui para um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.
A presença de mulheres em posições de destaque também serve como um poderoso exemplo para outras mulheres, inspirando-as a buscar seus próprios objetivos e quebrar barreiras.
Fast Company – Uma pesquisa recente mostra que mulheres ainda ganham 20% menos que homens. Qual é a importância de programas como o Mulheres Empreendedoras, que busca conectar startups lideradas por mulheres, para mudar esse cenário?
Vanessa Gordilho – Programas como esse são cruciais para nivelar o campo de jogo para as mulheres no mundo dos negócios. Ao oferecer mentoria, networking e recursos financeiros, esses programas empoderam todas as mulheres, das classes mais humildes até as mais altas, fazendo com que desenvolvam suas ideias e construam empresas de sucesso.
queremos ser uma empresa mais inclusiva e diversa, que valoriza seus colaboradores.
Ao dar visibilidade ao trabalho de mulheres empreendedoras, esses programas ajudam a quebrar estereótipos e a mostrar que as mulheres são capazes de liderar negócios inovadores e rentáveis. A longo prazo, iniciativas como essa contribuem para reduzir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e para promover uma economia mais equitativa.
Fast Company – Estamos em um momento crítico no que se refere às mudanças climáticas. A redução de CO2 na atmosfera é urgente, como alertam cientistas e climatologistas. A Vibra trabalha com combustíveis fósseis, além de energia renovável. Qual o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o meio ambiente?
Vanessa Gordilho – A Vibra está profundamente comprometida com a transição para um futuro mais sustentável e temos o compromisso de mover o Brasil com a energia mais adequada para as necessidades de seus clientes.
Isso significa inovar constantemente nas soluções de energia oferecidas, contribuindo para a transição energética e a construção de uma economia de baixo carbono. Estamos investindo significativamente em energias renováveis, como solar e eólica, e em biocombustíveis, como etanol e biogás.
Já implementamos medidas para melhorar a eficiência energética em nossas operações e estamos investindo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.
Recentemente, anunciamos a aquisição integral da Comerc, empresa que atua no mercado livre e é uma das maiores geradoras de energia renovável – solar e eólica – do país, com uma capacidade instalada de aproximadamente 2,1 GW. Com essa aquisição, a Vibra se consolidou como uma plataforma multienergia.
A entrada de novas fontes limpas e renováveis no nosso portfólio nos permitirá liderar a transição energética para oferecer as oportunidades que os nossos clientes vão desejar nos próximos 30 anos em seus processos de descarbonização.
Fast Company – Como a Vibra está utilizando inteligência artificial no seu negócio?
Vanessa Gordilho – Estamos utilizando a tecnologia para otimizar diversos processos, desde a manutenção preditiva de equipamentos até a otimização de rotas de distribuição.
A análise de grandes volumes de dados, possibilitada pela IA, nos permite identificar padrões e tomar decisões mais estratégicas.
As mulheres têm uma visão mais holística e focada em pessoas e são capazes de trazer novas ideias e soluções inovadoras.
Por exemplo, no Premmia, temos um controle abrangente dos dados relacionados às ações de ativação, olhando com frequência as principais métricas para medir o sucesso, entre elas, o NPS (Net Promoter Score), o índice de recompra e a taxa de recorrência.
Esses indicadores são fundamentais para gerar promoções específicas e conteúdos direcionados, além de alimentar o próprio CRM, contribuindo para a otimização da gestão omnicanal de toda a companhia.
Além disso, a IA está sendo utilizada para melhorar a experiência do cliente através de chatbots e assistentes virtuais. Afinal, o cliente está no centro da nossa jornada de atendimento.
Fast Company – Qual a visão de futuro para a Vibra?
Vanessa Gordilho – A visão de futuro da Vibra é ser uma empresa, que contribua para um futuro mais sustentável. Queremos ser reconhecidos como uma empresa inovadora, que utiliza as mais recentes tecnologias para oferecer soluções energéticas eficientes.
Somos a empresa ideal para atender o cliente com a energia que ele precisa com um portfólio amplo e robusto na nossa plataforma multienergia, com produtos do core business, como combustível líquido e lubrificantes, e uma ampla gama de soluções sustentáveis.
Também queremos ser uma empresa mais inclusiva e diversa, que valoriza seus colaboradores e contribui para o desenvolvimento das comunidades nas quais atuamos.
Acreditamos que, ao combinar a expertise em energia com a inovação e a sustentabilidade, podemos construir um futuro mais promissor para todos.