5 medidas cientificamente comprovadas para reduzir a desigualdade de gênero

O empoderamento das mulheres pode promover crescimento econômico, estabilidade política e igualdade social

Créditos: Maksym Ostrozhynskyy/ Unsplash/ Freepik

Bedassa Tadesse 4 minutos de leitura

A desigualdade de gênero não é apenas injusta, é também prejudicial para a economia global. Se fossem dadas para as mulheres as mesmas oportunidades econômicas dadas aos homens, o Produto Interno Bruto mundial aumentaria em cerca de US$ 12 trilhões (R$ 66 trilhões) até 2025, de acordo com um estudo da McKinsey – um crescimento da ordem de 11%.

A relação entre empoderamento feminino e crescimento econômico já é conhecida. Mulheres com mais poder econômico investem mais na própria família, o que desencadeia uma série de ganhos. A participação de mulheres na força de trabalho potencializa a produtividade e traz novas perspectivas que contribuem para tomadas de decisão e estimulam a inovação.

Sabendo desses benefícios, governos e organizações não governamentais passaram a investir em formas de promover o empoderamento feminino. Mas todo esse dinheiro faz alguma diferença?

Em um estudo recente, eu e meus colegas analisamos o impacto do estímulo à igualdade de gênero usando dados de 118 países, coletados ao longo de um período de 13 anos, entre 2009 e 2022. O que descobrimos foi promissor: o investimento em questões relacionadas a gênero reduziu a desigualdade na maior parte dos países analisados.

Investigamos dois tipos de investimento. Primeiro, o investimento em projetos que vinculam a pauta do gênero a objetivos econômicos mais amplos. Isso é chamado pelos especialistas da área do desenvolvimento de “investimento significativo em questões de gênero”. Há também o investimento que visa explicitamente à igualdade de gênero, ou “investimento majoritário em questões de gênero”.

O que descobrimos foi que a primeira abordagem reduziu significativamente a desigualdade de gênero em 115 dos 118 países que estudamos. A segunda abordagem, por sua vez, teve impacto expressivo nas estatísticas de 85 países. Percebemos que esta última tornou-se muito mais eficaz quando combinada com a primeira.

Nossas descobertas levam a crer que associar o investimento em questões de gênero a iniciativas de desenvolvimento mais amplas é fundamental para a promoção da igualdade entre homens e mulheres. Gênero e desenvolvimento estão intimamente relacionados, fato muitas vezes menosprezado. Reconhecer essa relação é fundamental quando se busca um crescimento sustentável e inclusivo.

EMPODERAMENTO DAS MULHERES TAMBÉM EMPODERA OS HOMENS

O debate sobre a redução da desigualdade de gênero muitas vezes gira em torno dos benefícios diretos para mulheres e meninas. No entanto, todos têm a ganhar com uma sociedade mais igualitária em termos de gênero – inclusive os homens.

O desenvolvimento econômico das mulheres resulta em uma economia mais forte, o que é vantajoso para todos. Pesquisas indicam que a igualdade de gênero propicia relacionamentos mais saudáveis, reduz a violência e promove uma sociedade mais unida e solidária.

A igualdade de gênero constitui a base de uma sociedade justa e próspera.

Seguindo essa mesma lógica, locais de trabalho que priorizam a igualdade de gênero tendem a se beneficiar com equipes mais entrosadas, funcionários mais satisfeitos e maior produtividade. Com isso, todo mundo sai ganhando.

A igualdade de gênero traz vantagens diferentes para os homens, pois diminui a pressão sofrida por eles com questões tradicionalmente associadas à masculinidade, o que também pode trazer benefícios para a saúde mental. Por exemplo, em lugares onde há mais igualdade de gênero, homens relatam ser mais felizes e sofrer menos com estresse e depressão.

AS MELHORES MEDIDAS DE ACORDO COM A CIÊNCIA

Ao adotar estas cinco medidas, governos e profissionais especializados conseguirão garantir os avanços já conquistados e seguir avançando na busca pela igualdade de gênero:

1. Continuar contribuindo

A continuidade do apoio financeiro e técnico a iniciativas que visam à igualdade de gênero é fundamental. Nossa pesquisa indica que os gestores públicos devem incluir a pauta da equidade de gênero em todos os projetos de desenvolvimento.

2. Estimular o engajamento de todos

A participação de homens e meninos na busca pela igualdade de gênero contribui para contestar e transformar estereótipos de gênero prejudiciais, tornando a sociedade mais inclusiva.

3. Adaptar as estratégias

Embora os efeitos desse tipo de apoio sejam gerais, as iniciativas de defesa da igualdade de gênero devem levar em consideração o contexto sociopolítico e cultural específico de cada país. Adaptar as estratégias para que elas se adequem a esses diferentes contextos é uma forma de garantir a relevância e a praticidade das intervenções.

Créditos: PeopleImages/ Lucas Mongou/ iStock/ Pexels/ pngwing/ Mart Production

4. Fortalecer as instituições

Instituições e órgãos públicos eficientes são fundamentais para a implementação e o sucesso das iniciativas de promoção da igualdade de gênero. Esforços para trazer melhorias para a gestão e reduzir a corrupção ampliam os efeitos das políticas de apoio.

5. Promover a educação

As escolas são uma poderosa ferramenta na busca pela igualdade de gênero. Investir em programas de educação que empoderem mulheres e meninas e promovam a conscientização sobre questões de gênero é primordial para garantir mudanças de longo prazo.

A igualdade de gênero constitui a base de uma sociedade justa e próspera. O empoderamento das mulheres tem vantagens que vão além das questões associadas a gênero e pode promover crescimento econômico, estabilidade política e igualdade social. Nossa pesquisa mostra que todo e qualquer esforço para empoderar as mulheres vale muito – literalmente.

Este artigo foi republicado do "The Conversation" sob licença Creative Commons. Leia o artigo original.


SOBRE O AUTOR

Bedassa Tadesse é professor de economia na Universidade de Minnesota. saiba mais