Lutando para vencer desafios? Uma dose extra de dopamina pode ajudar

A liberação de dopamina é um processo natural quando se atinge um objetivo. Você pode utilizá-la para ter sucesso sempre, se entender como ela funciona

Créditos: Tianhao Wang/ Ellen Qin/ Unsplash/ Orbon Alija/ iStock

Stephanie Vozza 4 minutos de leitura

Você conhece aquela sensação de felicidade que a gente sente quando finalmente termina um grande projeto ou simplesmente risca um item da nossa lista de tarefas? Esse sentimento vem da dopamina, um neurotransmissor que age como o sistema de recompensa interno do cérebro, proporcionando uma sensação de bem-estar.

Embora a dopamina seja liberada naturalmente quando atingimos um objetivo, é possível utilizá-la para ter sucesso sempre; basta entender como ela funciona, diz a empreendedora, palestrante e apresentadora de podcast Molly Fletcher.

"Quando os níveis de dopamina estão baixos ou inconsistentes, há uma diminuição da motivação e do prazer nas conquistas. É aí que entram a fadiga física e o esgotamento", explica. "Mas, quando estabelecemos e alcançamos metas e a dopamina é liberada, isso reforça esse comportamento e incentiva a busca pelo objetivo, o que é fundamental para manter a motivação."

O corpo libera dopamina de duas maneiras: tônica e fásica. A tônica é o seu nível base, a quantidade que está sempre circulando no cérebro. A liberação fásica ocorre em picos acima do nível base.

"Essas duas formas interagem, e o objetivo é manter os níveis de dopamina constantes. Ela influencia os sentimentos de capacidade e motivação. Mas, se focarmos apenas na busca de um resultado ou uma meta, o caminho até chegar lá pode se tornar desgastante."

COMO APROVEITAR A DOPAMINA

Fletcher viu o impacto da dopamina durante mais de 20 anos como agente esportiva, representando atletas e treinadores. "O mundo vê as conquistas, os troféus, os contratos. Mas o que eu vi foi em que os profissionais de alta performance focam para alcançar e repetir isso uma vez após outra", ela afirma.

Fletcher chama essa atitude de "impulso dinâmico". É a faísca que acende a busca pelo melhor, desbloqueando realização, satisfação e alegria.

Quando os níveis de dopamina estão baixos, há uma diminuição da motivação e do prazer nas conquistas.

Os níveis de dopamina desempenham um papel importante porque afetam como nos percebemos em termos de capacidade. Quando estamos buscando algo difícil, como uma grande meta, precisamos de pequenas doses de dopamina ao longo do dia para continuar o esforço e superar os inevitáveis obstáculos e desafios.

O momento de uma conquista é uma maneira de obter dopamina, mas você também deve celebrar marcos e avanços. Pense nos seus esforços passados, dando a si mesmo um feedback positivo para manter a energia. Essas ações ajudam a aumentar os níveis de dopamina e a proporcionar uma sensação de progresso.

ALINHE A DOPAMINA AOS SEUS VALORES

Embora a dopamina possa manter você motivado, o sucesso contínuo exige algo mais, diz Fletcher, observando que atletas e treinadores de alto desempenho baseiam suas metas em seus valores, o que cria um processo de "impulso dinâmico".

"Infelizmente, quando não baseamos o objetivo em algo maior e mais amplo, como nossos propósitos e valores, o resultado muitas vezes é arrependimento e desarmonia com as coisas que mais importam em nossas vidas", afirma.

Fletcher recomenda fazer uma revisão de tempos em tempos para garantir que o que você está buscando esteja baseado em seus valores. Identifique as coisas mais importantes na sua vida, fisicamente, mentalmente, emocionalmente e espiritualmente.

Crédito: Freepik

Classifique essas coisas em uma escala de 1 a 10, com base no quanto elas são importantes para você. Depois, classifique-as em uma escala de 1 a 10 em relação à quantidade de tempo, atenção e energia que você está investindo nelas. "Você logo vai ver onde estão as lacunas", diz a empreendedora.

"Vivemos em um mundo onde é muito fácil não tirar um tempo para reconhecer o seu próprio esforço. Use o efeito da dopamina, mas também dê uma pausa de vez em quando para garantir que você esteja alinhado, intencionalmente e com

A combinação de dopamina e metas guiadas por valores é a receita para conquistas consistentes.

clareza. Se não estiver, reveja suas atitudes para que elas reflitam seu propósito e seus valores."

Esse tipo de revisão para alinhar metas, valores e propósito deve ser feito pelo menos uma vez por ano – ou mais de uma, dependendo da fase da vida em que você está.

Por exemplo, pais que trabalham podem querer fazer juntos uma revisão a cada mês, ou a cada três meses, enquanto alguém que está aposentado ou tem uma rotina menos corrida pode fazer isso de seis em seis meses ou uma vez por ano.

O PERIGO DA DISPLICÊNCIA

"Conheço muitas pessoas que arrasam em termos de conquistas na vida profissional, mas se tornaram displicentes com certos aspectos de suas vidas", diz Fletcher. "A displicência se infiltra como uma erva daninha e cria raízes. O alinhamento mantém você sob controle."

A combinação de dopamina e metas guiadas por valores é a receita para conquistas consistentes. "Há um grande nível de mal-entendido em torno da busca pela realização e do que está em risco se você focar apenas na conquista", afirma Fletcher.

"As pessoas assumem que atletas, treinadores, profissionais de alta performance e líderes são simplesmente motivados para alcançar objetivos. Aqueles que conseguem sustentar isso entendem que é um processo dinâmico."


SOBRE A AUTORA

Stephanie Vozza escreve sobre produtividade e carreira na Fast Company. saiba mais