Como a inteligência artificial da Perplexity está reinventando a busca

Resumos concisos e relevantes com citações específicas

Créditos: valiantsin suprunovich/ leolintang/ iStock

Jeremy Caplan 3 minutos de leitura

A Perplexity é a melhor ferramenta de busca deste ano. Ela utiliza inteligência artificial para responder perguntas com base em fontes online, oferecendo resumos curtos e precisos, sempre acompanhados de citações. Os links nos resultados permitem que você verifique as informações e explore o assunto mais a fundo.

Veja a seguir alguns exemplos, limitações e alternativas.

PREÇO

Gratuita para buscas rápidas ilimitadas e até cinco buscas Pro por dia. Há também um plano de US$ 20 por mês que oferece mais de 300 buscas Pro e upload de arquivos ilimitados. Disponível tanto para web quanto para iOS e Android.

PRIVACIDADE

- A Perplexity oferece a opção de fazer buscas em uma aba anônima, sem precisar ter uma conta.

- Caso crie uma para armazenar seus resultados de busca, você pode ativar o “modo anônimo” em qualquer consulta individual.

- Também é possível desativar a opção de “retenção de dados” nas configurações.

- A ferramenta analisa apenas informações públicas – não acessa conteúdos pagos. E só lê URLs relacionadas a perguntas específicas feitas pelo usuário.

RECURSOS ÚTEIS

- Pages: compartilhe resultados criando páginas públicas personalizáveis. Exemplo: Guia para bateristas iniciantes.

- Citações: a Perplexity sempre fornece links para suas fontes, para que você possa explorar o tema mais a fundo.

- Resultados objetivos: em vez de artigos longos ou listas de links, ela oferece respostas diretas que economizam tempo. Dica: buscas rápidas são ótimas para fatos simples (por exemplo: quando Michael Jordan se aposentou). Para questões mais complexas, utilize as buscas Pro. Você pode ativá-las no campo de busca.

- Raciocínio em etapas: a Perplexity divide perguntas complexas em partes e mostra as frases usadas na busca. Dica: perguntas detalhadas e específicas geram melhores resultados do que simples palavras-chave.

- Refinamento: é possível refinar as buscas escolhendo fontes ou tipos de conteúdo, como vídeos, publicações acadêmicas ou redes sociais. Dica: para buscar em um domínio específico, você pode digitar “domain:.gov”, por exemplo, para focar apenas em sites governamentais. Ou simplesmente usar linguagem natural para limitar o tipo de resultado.

- Perguntas complementares: para se aprofundar mais no tema da sua consulta, basta fazer perguntas complementares, como em uma conversa. Dependendo da busca, a ferramenta pode sugerir imagens e vídeos relevantes.

- Coleções: agrupe buscas relacionadas em coleções. Criei uma sobre Atlanta antes de uma viagem recente. Você pode mantê-la privada, convidar outros para editá-la ou compartilhar o link.

Crédito: Perplexity

EXEMPLOS: QUANDO USAR O PERPLEXITY

1. Para aprender sobre um tema: quer saber mais sobre as relações entre a China e a Coreia do Norte? Peça um resumo com fontes e aprofunde-se o quanto quiser.

2. Para informações específicas: se quiser saber sobre organizações que ajudam na resposta a terremotos, peça uma lista de instituições que reúnem informações sobre desastres naturais.

3. Para explorar curiosidades pessoais: se você se interessa por Mozart, por exemplo, pergunte sobre seus concertos para violino, busque por datas e detalhes importantes.

RECURSOS EXTRAS

- A Perplexity oferece uma enciclopédia com uma coleção interessante de comparações de ferramentas, como Descript versus Adobe Audition.

- A extensão gratuita para Chrome permite fazer buscas diretamente de qualquer página. No entanto, o botão “resumir” nem sempre funciona.

LIMITAÇÕES

- Geração de imagens: embora permita criar imagens, essa função não é o foco da interface. Para isso, recomendo serviços como Midjourney, Adobe Firefly, Canva ou Flux. Pessoalmente, utilizo o DALL-E 3, incluído no plano ChatGPT Plus, que custa US$ 20 por mês.

- Precisão e erros: apesar de usar geração aumentada de recuperação para reduzir erros, a ferramenta não é perfeita. Sempre verifique as informações antes de usá-las.

- Informações em tempo real: a Perplexity não é a melhor fonte para informações atualizadas. Testei com notícias recentes e percebi que é melhor consultar fontes jornalísticas confiáveis. A seção “Discovery” oferece resumos de notícias, mas, assim como no Google News, não fica claro como os tópicos e fontes são selecionados.

- Análise de documentos: o tamanho máximo do arquivo é 25MB. Para arquivos maiores, tente convertê-los para texto.

- PDFs: a Perplexity funciona melhor com PDFs que têm textos claros. Ela tem dificuldade para ler documentos antigos escritos à mão ou desbotados.

Este artigo foi republicado com permissão da Wonder Tools, uma newsletter que ajuda a descobrir sites e aplicativos úteis.


SOBRE O AUTOR

Jeremy Caplan é diretor da Newmark Graduate School of Journalism da CUNY e criador da newsletter Wonder Tools. saiba mais