Google cria o teclado infinito – que você não sabia que queria até ver um
Brincadeira com teclados mostra que ninguém é melhor do que os japoneses para criar os designs mais peculiares e divertidos do planeta
O Google Japão acaba de lançar um novo tipo de teclado físico, o Gboard de dupla face, também conhecido como Infinity Keyboard (teclado infinito). Eu o apelidei de Krispy Kreme porque ele se parece com um donut – aquele bolinho em forma de rosca, super comum na cultura norte-americana.
O dispositivo é, na verdade, um loop infinito com teclas em ambos os lados. Além disso, é uma piada, criada para promover o Gboard baseado em software real que você pode usar em dispositivos Android e iPhone.
Mas, embora seja apenas um truque que começou como uma brincadeira de 1º de abril em 2019, esse teclado realmente funciona, e você pode fabricá-lo seguindo os esquemas de código aberto, arquivos STL imprimíveis em 3D e firmware, todos disponíveis no GitHub.
A equipe do Google Japão queria criar um teclado que pudesse ser usado tanto na frente quanto atrás, em qualquer posição e por várias pessoas – por que não? O teclado tem dois lados, seguindo a geometria de uma faixa de Möbius. Não há uma parte superior ou inferior transparente e há uma inclinação na superfície para que você possa realmente usá-lo com as mãos de uma forma (quase) prática.
Os usuários podem digitar em 360 graus ao redor do dispositivo, segurando-o da maneira que desejarem. De fato, segundo o vídeo de demonstração, parece que você pode digitar em qualquer orientação imaginável, o que deve causar a síndrome do túnel do carpo instantaneamente.
As especificações do Gboard USB-C de dupla face incluem 208 teclas mecânicas dispostas em um layout ortogonal de dupla face, o que significa que as teclas estão dispostas em um padrão de grade, em contraposição ao layout escalonado, normalmente encontrado nos teclados tradicionais.
As teclas são compatíveis com Cherry MX, o padrão popular em teclados mecânicos preferido pelos fãs pelo seu sólido feedback tátil, pela durabilidade e pela sensação distinta de clique com som de estalo.
Seu peso, segundo o Google Japan, é de “20,8 donuts”. Considerando que o peso médio de um Krispy Kreme Original Glazed Doughnut (o padrão ouro) é de 48 gramas, isso significa que a versão de dupla face do Gboard pode pesar aproximadamente um quilo.
O raio é de 10 centímetros, tornando possível que o dono o carregue confortavelmente para qualquer lugar – seja levando-o na cabeça ou em um dos braços – e ainda fique com as duas mãos livres para segurar uma xícara de café ou um donut de verdade.
UMA TRADIÇÃO DO GOOGLE JAPÃO
O teclado de dupla face faz parte do histórico de dispositivos de entrada experimentais do Google Japão, que até agora criou uma série limitada de quatro teclados pouco práticos.
Em 1º de abril de 2019, o Google Japão lançou o Gboard Bending Spoon. Os usuários selecionavam os caracteres dobrando a colher e um sensor detectava a pressão para determinar a letra desejada (você pode montar o seu próprio com o firmware e o esquema disponíveis aqui ).
No ano seguinte, em 2020, a empresa lançou o Gboard Bar (vale a pena observar a página deles). Esse longo teclado em forma de bastão apresentava todas as teclas alinhadas em uma única linha reta, criando um layout QWERTY unidimensional, com um comprimento total de aproximadamente 1,5 metro.
“Projetado para simplicidade e colaboração”, brincou o Google Japão, ele incentivava dois usuários a trabalharem juntos digitando simultaneamente, assim como esse novo teclado infinito. Você pode fazer o download de todas as especificações do projeto aqui.
Depois, no ano seguinte, em 30 de setembro de 2021, o Google Japão apresentou o Gboard Caps, um teclado vestível que parecia um boné de beisebol. Com ele, você podia digitar com gestos na cabeça. Provavelmente, é o mais surreal e (literalmente) alucinante de todos, e você também pode usar o GitHub com ele. Aproveite a diversão e sinta a dor no pescoço depois.
Essa brincadeira com teclados mostra que ninguém é melhor do que os japoneses para criar os designs mais peculiares e divertidos do planeta. Ninguém mais consegue competir com a imaginação deles. Mas eu humildemente apresento aqui, Google Japão, uma palavrinha final como sugestão para o próximo Gboard: bambolê.
Dōmo arigatōgozaimasu! (Muito obrigado!)