Uma semana após ataque cibernético, Internet Archive volta ao ar

Ferramenta que permite acessar versões antigas de sites está disponível novamente, mas apenas em modo de leitura

Crédito: Fast Company Brasil

Jessica Bursztynsky 1 minutos de leitura

O Internet Archive está de volta ao ar após um ataque cibernético ter derrubado sua biblioteca digital e a popular ferramenta Wayback Machine no último dia 9.

A Wayback Machine, que permite acessar versões antigas de sites, voltou de forma provisória, em modo de leitura, como informou o fundador Brewster Kahle em uma postagem no Twitter (atual X). “Ela já está disponível novamente, mas pode precisar de mais manutenção, o que pode levar a uma nova suspensão temporária. Por favor, usem com cuidado.”

Nos últimos meses, a empresa tem sido alvo de “ataques distribuídos de negação de serviço” (DDoS, na sigla em inglês), nos quais hackers tentam sobrecarregar redes com tráfego falso ou solicitações de informações. Em maio, o Internet Archive sofreu um ataque que durou vários dias. 

Em setembro, cibercriminosos conseguiram acessar uma base de dados de autenticação de usuários, contendo 31 milhões de registros. Ainda não se sabe se estes eventos estão relacionados. A organização, no entanto, tem aproveitado para reforçar sua segurança e revisar seus sistemas.

Kahle também afirmou no X/ Twitter que o tráfego no site voltou ao normal, com a Wayback Machine processando 1,5 mil solicitações por segundo.

“[O Internet Archive] está sendo cauteloso e priorizando a segurança dos dados, mesmo que isso signifique comprometer temporariamente a disponibilidade total do serviço”, acrescentou.


SOBRE A AUTORA

Jessica Bursztynsky é redatora da Fast Company e cobre economia gig e outras empresas de internet de consumo. saiba mais