5 formas de lidar com aquelas pessoas que reclamam o tempo todo

Veja como lidar com aquele colega de trabalho que sempre tem algo negativo a dizer

Crédito: HbrH/ iStock

Gwen Moran 3 minutos de leitura

Em algum momento da vida profissional, a maioria das pessoas vai precisar conviver com um ou dois reclamões crônicos – seja um colega de trabalho insatisfeito ou um chefe descontente. Mas, quando essas pessoas cruzam a linha entre a negatividade e a toxicidade, podem acabar custando dinheiro e produtividade à empresa.

Saber como lidar com essas pessoas que reclamam o tempo todo é particularmente importante para quem ocupa cargos de gerência. Se não for possível fugir totalmente delas, há cinco maneiras de lidar com um reclamão crônico.

1. Ouça a demanda com calma

O ambiente de trabalho geralmente recompensa as pessoas que cumprem suas tarefas. Por isso, você costuma reagir às situações de trabalho com uma mentalidade de solução de problemas. Você ouve falar de um problema e quer começar a resolvê-lo.

No entanto, quando as pessoas reclamam, é importante começar tentando ouvi-las. Às vezes, elas só precisam desabafar sobre uma frustração. E durante o processo de falar, elas podem dar pistas sobre outras questões que as estão incomodando. Procure identificar se existe um padrão nessas reclamações.

2. Deixe-os desabafar

Independentemente de você achar que uma reclamação tem fundamento ou não, é preciso começar reconhecendo a legitimidade do ponto de vista de quem está prestando a queixa.

A empatia é um remédio muito poderoso, mas deve ser demonstrada honestamente e sem reservas de sua parte. Algumas pessoas se transformam em reclamantes crônicos porque sentem que não estão sendo ouvidas.

Elas repetem os comentários negativos até que alguém valide o que têm a dizer. Enquanto o reclamante desabafa com você e você reconhece o problema dele, continue perguntando se há algo mais. Deixe que ele coloque tudo para fora.

3. Mude sua resposta

As pessoas que reclamam podem drenar a energia de quem está ouvindo. Mas, muitas vezes, o discurso negativo pode energizar as pessoas, pois coloca a culpa em terceiros e aumenta a autoestima delas perante os colegas. Aceitar que a reclamação pode ser a forma de comunicação de uma pessoa sem levar para o lado pessoal pode ser uma técnica de convivência eficaz.

Uma coisa que você não deve fazer é incentivar a pessoa a fingir ser mais positiva. Pesquisas sobre trabalho emocional mostram que pedir às pessoas que sejam otimistas quando elas não são é uma forma de drenar suas forças.

Uma estratégia melhor pode ser fazer com que os reclamões ofereçam suas próprias soluções para os problemas e elaborem um plano para chegar a essa solução.

4. Peça soluções

Mesmo depois de ter certeza de qual é o problema, pode não ser interessante dar imediatamente a solução mais recomendada. Isso significa que você precisa fazer muitas perguntas e levar as pessoas a gerar suas próprias soluções. Às vezes, o reclamante de fato tem sugestões para melhorar a situação.

Faça perguntas do tipo “como você resolveria isso?” ou “o que você faria de diferente?”. Se a pessoa estiver falando sério sobre mudanças, ela pode ter algumas boas ideias. Fazer perguntas ajudará o autor da reclamação a entender melhor o problema e a desenvolver suas próprias soluções.

5. Redirecione a conversa

Quando alguém é um reclamão crônico que não quer soluções ou reconhecimento, ainda assim há esperança. A tática que os instrutores de comunicação têm ensinado a executivos de empresas e políticos há décadas é chamada de ponte. A ponte muda sutilmente o assunto, reconhecendo o que foi dito e, em seguida, passando para outro tópico.

Uma boa ponte é: “realmente não tenho uma resposta para essa pergunta, mas tenho algumas outras ideias. Posso compartilhar com você?". Em seguida, continue discutindo o novo assunto até que conseguir se desvencilhar da conversa.

É claro que, se você não conseguir chegar a lugar algum com essas táticas e o colega estiver afetando negativamente o ambiente de trabalho, talvez seja necessário pedir a ajuda de alguém mais acima no organograma.

Mas, dependendo das motivações do colega que está reclamando, você pode descobrir que o simples gesto de responder adequadamente melhora muito a situação.

Don Pepperse Art Markman contribuíram com este artigo


SOBRE A AUTORA

Gwen Moran é escritora, editora e criadora do Bloom Anywhere, site para pessoas que querem subir de cargo ou mudar de emprego. saiba mais