3 razões pelas quais ter um hobby ajuda você a trabalhar ainda melhor

Pesquisadores descobriram que praticar um hobby criativo, como pintar, por 45 minutos, pode aumentar sua confiança no trabalho e na vida

Créditos: Miguel Bruna/ Unsplash/ Duy Anh Phan/ Pixabay/ master1305/ iStock

Aytekin Tank 4 minutos de leitura

Não virava uma noite inteira trabalhando desde a época da faculdade. Mas lá estava eu, rachando a cuca depois da meia- noite, quase duas décadas depois de ter aberto meu próprio negócio.

A empresa estava com um problema de design e não conseguíamos encontrar a solução. Eu estava ficando perdido e cansado demais. Mesmo assim, não podíamos desistir. “Desistir” não faz parte do vocabulário empresarial.  

Então me lembrei de algo que um mentor me disse certa vez: Quando duas coisas se chocam uma contra a outra e nenhuma cede, às vezes é preciso dar um passo atrás. Quando você faz uma pausa, a tensão diminui e você consegue seguir em frente. Talvez fosse a exaustão falando, mas resolvi adotar essa estratégia. Todo mundo fez uma pausa para respirar. 

No dia seguinte, fui à academia e passei a tarde no parque com meus filhos. Naquela noite, minha esposa e eu preparamos uma nova receita. Voltei ao escritório com a mente descansada e uma nova perspectiva. Conseguimos enxergar mais alto do que as árvores e ver a floresta inteira. Finalmente encontramos nossa solução. 

Quando se trata de reiniciar sua energia, o descanso é um lado da moeda. O outro é o envolvimento com hobbies. Acredito piamente no poder das atividades criativas e sempre digo aos funcionários que eles devem reservar um tempo para si mesmos. Veja por que praticar hobbies é tão importante.

HOBBIES AUMENTAM A CONFIANÇA

Permitir que seus pensamentos corram soltos pode dar um poderoso impulso à sua confiança. Foi isso que os pesquisadores da Drexel University descobriram em um estudo que analisou o impacto de 45 minutos de criação artística. 

Os participantes, com idades entre 18 e 59 anos, tiveram rédea solta para usar canetinhas, massa de modelar e materiais de colagem para criar o que quisessem. Depois, eles relataram um aumento na auto eficácia – a confiança em si mesmos e em sua capacidade de concluir tarefas.

Crédito: Freepik

Os pesquisadores atribuíram esse aumento ao espaço de colaboração, sem julgamentos e criativo – exatamente o tipo de espaço que os hobbies oferecem. Enquanto os escritórios costumam estar repletos de ansiedade em relação ao desempenho, os hobbies liberam a pressão. Você cria pelo prazer de criar. 

HOBBIES PROMOVEM O PENSAMENTO INOVADOR

Os hobbies exigem pensamento criativo. Eles exercitam uma parte do cérebro que, de outra forma, poderia ficar adormecida. Por exemplo, descobriu-se que a dança, a música e o teatro fortalecem a função executiva. Jogos estratégicos como o xadrez podem melhorar a neuroplasticidade.

O mais surpreendente, no entanto, é que a prática de hobbies também leva a um pensamento mais criativo quando você volta ao trabalho (sem falar em uma postura mais positiva). Essa foi a conclusão de um estudo publicado no Journal of Occupational and Organizational Psychology, que analisou o impacto de hobbies criativos no desempenho profissional. 

Crédito: vecstock/ Freepik

Os pesquisadores concluíram que as empresas podem se beneficiar ao incentivar os funcionários a realizar atividades criativas fora do trabalho. 

A promoção de hobbies, por meio de programas de bem-estar ou da incorporação de atividades criativas em atividades de formação de equipes, pode ser eficaz. Mas descobri que simplesmente demonstrar interesse nos esforços criativos dos funcionários e sinalizar seu apoio pode ser um poderoso motivador. 

ENTRANDO EM ESTADO DE FLOW

O psicólogo húngaro-americano Mihaly Csikszentmihalyi descreveu pela primeira vez o estado de flow (fluxo) como sendo o momento em que você está envolvido no processo de criação de algo novo e tão absorvido que perde a consciência do corpo e do ambiente ao redor. Você se sente parte de algo maior. E fica plenamente produtivo quando está fazendo algo por si só. 

Pesquisas realizadas por Csikszentmihalyi e outros descobriram que alcançar esse estado de fluxo é um ingrediente secreto da felicidade. A questão é como colocar o máximo possível da vida cotidiana no estado de fluxo. Os hobbies são uma maneira de chegar lá. 

Crédito: Pixabay

No trabalho, inúmeras distrações roubam o foco. Mas, quando nos envolvemos em um hobby criativo, temos a oportunidade de escapar dessas distrações e mergulhar no presente. 

Vale a pena considerar quais hobbies captam totalmente sua atenção, seja pintar, fazer artesanato ou cozinhar. Ao contrário das atividades passivas, como assistir à TV, em que o envolvimento é mínimo e frequentemente interrompido por distrações como as mídias sociais, os hobbies criativos exigem foco total.

Alguns passatempos esgotam sua energia e motivação. Outros o deixam mais feliz e mais criativo. Adotar esse segundo tipo de hobby pode ajudar a melhorar sua vida pessoal e profissional.


SOBRE O AUTOR

Aytekin Tank é fundador e CEO da Jotform, solução SaaS de formulários online. saiba mais