Netflix fecha seu estúdio de produção de games sem lançar um único título
Mas isso não significa que a empresa tenha desistido de vez dos jogos
Há dois anos, a Netflix surpreendeu o mundo dos games ao contratar Chacko Sonny, ex-produtor executivo de Overwatch, para liderar um novo estúdio de jogos, o Team Blue.
No ano seguinte, outros nomes de peso se juntaram à equipe, como Joseph Staten, ex-diretor criativo de Halo, e Rafael Grassetti, diretor de arte de God of War. Isso sinalizava que a gigante do streaming estava se preparando para competir com os maiores players da indústria.
Agora, em um movimento igualmente inesperado, ela decidiu encerrar o projeto antes mesmo de lançar seu primeiro título. A empresa confirmou à Fast Company que fechou o estúdio e que os três executivos já deixaram a companhia.
Parece que a Netflix aprendeu a mesma lição que a Amazon descobriu há pouco mais de um ano: produzir games é muito mais complicado do que parece.
O Team Blue estava trabalhando em um “novo game multiplataforma de grande orçamento com propriedade intelectual original”, conforme revelado por Staten em 2023. A empresa não comentou o estado atual desse projeto, mas, com a saída dos principais responsáveis, é provável que tenha sido cancelado.
Esse revés pode afetar os planos da Netflix de se firmar como um grande player na indústria de games. Nos últimos três anos, a empresa investiu pesado na sua divisão de jogos – não apenas no Team Blue, mas também montando um catálogo considerável de games mobile, incluindo títulos originais e versões móveis de jogos populares de console, como Grand Theft Auto: San Andreas, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge e Tomb Raider: Reloaded.
Este ano, a gigante do streaming liderou o ranking da Fast Company de sites não especializados em games que oferecem jogos. Mas, apesar do reconhecimento, seu catálogo ainda passa despercebido por muitos consumidores. Muitos nem sabem – ou nem se importam – que a assinatura da Netflix dá acesso a mais de 100 títulos.
Lançar um game multiplataforma poderia aumentar a visibilidade dessa oferta – e a equipe responsável pelo projeto certamente chamaria a atenção da mídia especializada. No entanto, produzir jogos desse porte é caro.
Um relatório recente da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido aponta que o orçamento para criar este tipo de game pode ultrapassar US$ 200 milhões, com algumas franquias como Call of Duty chegando a US$ 300 milhões. E os custos de marketing podem dobrar esse valor.
No terceiro trimestre, a Netflix registrou uma receita de US$ 9,83 bilhões e um lucro líquido de US$ 2,36 bilhões. Embora tenha recursos, parece que a empresa não estava confiante na aposta da divisão de jogos, especialmente em um momento no qual a indústria de games como um todo enfrenta um crescimento mais lento. Um relatório da NewZoo prevê um aumento de apenas 2,1% no faturamento deste ano.
Mesmo com a saída de grandes nomes, a Netflix ainda parece comprometida em fazer parte do mercado de games. Em julho, contratou Alain Tascan, ex-vice-presidente de desenvolvimento da Epic Games (criadora de Fortnite), como novo presidente da divisão de jogos.
Tascan substituiu Mike Verdu, que entrou em 2021, após passagens pela Zynga, Kabam e EA Mobile. Verdu permanece na empresa, assumindo uma nova função voltada para “inovação no desenvolvimento de games”.
o orçamento para criar este tipo de game pode ultrapassar US$ 200 milhões, com algumas franquias chegando a US$ 300 milhões.
Além disso, a Netflix planeja lançar com exclusividade uma nova versão do popular jogo de quebra-cabeça Monument Valley antes do Natal e, ainda este ano, um game do tipo battle royale ambientado no universo da série “Round 6”, com o lançamento da segunda temporada.
No entanto, esses títulos não têm o mesmo peso de um game multiplataforma de grande orçamento. O projeto do Team Blue parecia ter objetivos muito mais ambiciosos. Resta saber se a empresa ainda pretende apostar alto no setor de games. Ela não comentou seus planos futuros para a divisão de jogos, além de confirmar o fechamento do estúdio.
Mesmo assim, a Netflix não precisa de um jogo multiplataforma para ter sucesso no mundo dos games. O mercado de jogos para celular continua extremamente lucrativo, e, no fim das contas, a estratégia é usar os títulos como um atrativo extra para seus assinantes. Jason Bazinet, analista do Citi, previu recentemente que os preços das assinaturas devem subir 12% no próximo ano.
Os assinantes podem reclamar se isso acontecer, mas enquanto o serviço continuar oferecendo novos episódios de séries populares e lançar conteúdos que se tornem fenômenos culturais, é pouco provável que se importem com a falta de um game desenvolvido pela Netflix no PlayStation 5.