3 dicas para inspirar líderes a vencer o conhecido “bloqueio criativo”
Às vezes, a melhor maneira de estimular a criatividade é se conectando com seus colegas de trabalho. Você vai se inspirar e recarregar suas baterias criativas
Quando o estilista britânico Ozwald Boateng recebeu a missão de criar novos uniformes para a British Airlines, ele não se isolou em seu estúdio e criou desenhos do nada. Em vez disso, começou se reunindo com os funcionários do aeroporto – carregadores de bagagem, engenheiros, comandantes de voo.
Ele perguntou do que eles mais precisavam e o que mais queriam. Por fim, Boateng decidiu chamar seus desenhos de “coleção”, em vez de apenas uniformes, para estimular o entusiasmo da equipe.
Essa é uma história inspiradora: às vezes, como líder, a melhor maneira de estimular a criatividade é indo direto para a linha de frente – passando tempo com os funcionários de toda a empresa e, se sua organização for internacional, do mundo inteiro.
Especialmente quando você está enfrentando um bloqueio criativo, uma visita aos escritórios pode estimular ideias e soluções. Todos nós enfrentamos bloqueios de criatividade. Mas há algumas maneiras de buscar inspiração em seus colegas para sair da rotina.
1. Ofereça-se para fazer as anotações
No passado, os líderes conseguiam resolver problemas e tomar decisões consultando apenas seu pequeno círculo de conselheiros. Mas, como sugere uma pesquisa publicada pela Harvard Business School, os líderes de hoje precisam obter informações e o ponto de vista de um leque maior e mais diversificada de especialistas. Esse novo cenário torna as habilidades sociais, como ouvir, mais essenciais do que nunca.
A expectativa para os líderes, geralmente, é que eles comuniquem suas ideias, suas expectativas e sua opinião. Ouvir, por outro lado, é extremamente subestimado, especialmente quando se está em busca de ideias criativas.
Quando você quiser se conectar com seus colegas de trabalho em busca de inspiração, uma maneira de garantir que você está ouvindo mais do que falando é se oferecendo para ser a pessoa que anota as ideias.
Ao participar de reuniões, registre a opinião de cada participante. Mesmo que esteja usando um aplicativo de anotações com tecnologia de IA, você pode liderar o processo de captura e organização de tudo o que foi discutido.
Resista à tentação de intervir, mesmo que os funcionários o procurem para resolver questões em aberto. Lembre-se de que o brainstorming tem a ver com o processo.
Colocar-se na posição de ouvir mais do que falar pode maximizar o número de ideias discutidas. Descobri que, quando os membros da equipe sabem que estou interessado em seus pensamentos e ouvindo ativamente, se sentem mais motivados a compartilhar suas ideias.
2. Faça reuniões individuais
As reuniões em grupo são uma ótima maneira de fazer a bola rolar, mas encontros individuais podem ajudar a concretizar suas ideias, especialmente se um funcionário for mais introvertido.
O estrategista de inovação Evans Baiya explica que envolver os mais quietos da equipe e encontrar a maneira ideal de trabalhar com eles pode levar a “uma mina de ouro de ideias bem pensadas e criativas que são ainda mais profundas e melhor elaboradas do que as que você conseguiria em uma rápida sessão de brainstorming”.
Independentemente do tipo de personalidade de um funcionário, a dica de Baiya pode ajudar a tornar suas reuniões individuais mais produtivas. Dê à pessoas informações detalhadas sobre a questão com antecedência, dando-lhe tempo para refletir antes da reunião.
Isso dá a todos, até mesmo aos extrovertidos, que preferem pensar na hora, a chance de entrar na discussão em pé de igualdade, garantindo uma contribuição mais ponderada e criativa.
3. Recapitule tudo por escrito
A etapa final é recapitular tudo o que você aprendeu e como seus colegas o inspiraram. Esse esforço final faz a diferença entre a mera socialização e a produtividade significativa, assim como a diferença entre sair de um evento de networking com os bolsos vazios ou com uma pilha de cartões de visita.
A compilação das minhas anotações me ajuda a refletir e expandir as ideias. Às vezes, isso me ajuda a reconhecer que uma ideia não vale a pena ser levada adiante. Outras vezes, isso me ajuda a garantir que boas ideias não passem despercebidas.
Preparar um documento de recapitulação também me ajuda a gerenciar melhor o meu tempo. Por exemplo, posso optar por participar de menos reuniões em grupo e de mais reuniões individuais.
Espero que, com essas estratégias, você esteja preparado para superar seu próximo bloqueio criativo e também encontre sua próxima grande ideia.