Vida sem Twitter: este app junta seus feeds do Bluesky, Threads e Mastodon

Um só aplicativo para várias redes sociais. E o melhor: sem Elon Musk

Crédito: Fast Company Brasil

Harry McCracken 3 minutos de leitura

Para marcar minha despedida do Twitter (cansei de chamar de X), pensei em começar com uma retrospectiva nostálgica dos meus primeiros tuítes de 2007 – uma época em que era comum as pessoas postarem que estavam tomando café da manhã ou indo dormir. Até ia colocar os links de alguns desses posts, mas a busca avançada está fora do ar no momento – o que, de certo modo, é até melhor.

Sinceramente, dei a Elon Musk todas as chances possíveis e até mais. Quando ele decidiu comprar o Twitter, me esforcei para manter a mente aberta. Mesmo depois de perceber que ele estava destruindo a plataforma, continuei por lá por causa das muitas pessoas boas que ainda resistiam.

Mas quando Donald Trump mencionou Musk em seu discurso de vitória na noite das eleições, isso foi demais para mim. Ele não só permitiu que o ódio e a desinformação se espalhassem no Twitter, como também transformou sua própria conta em um dos principais canais para isso.

Musk é adulto e, se quer agir de maneira irresponsável, é um direito dele. Mas, em vez de continuar participando dessa distopia, resolvi sair. E vi outras pessoas que admiro fazendo o mesmo. Há mais de uma década, as pessoas falam sobre o fim do Twitter, mas desta vez ele realmente morreu – pelo menos para mim.

Porém, deixar de vez a plataforma me forçou a encarar algo que vinha evitando. Eu já tinha contas no Mastodon, Bluesky e Threads, mas cuidar de todas elas – além do tempo que passava no Twitter – era desgastante. Então, deixava essas redes meio de lado, as usava de forma esporádica, mas raramente sentia que pertencia a elas.

O que eu realmente queria era um aplicativo como o Trillian, que unisse redes sociais no estilo do Twitter em um só lugar (e, ironicamente, não precisasse incluir o próprio Twitter – agora, estar de fora é mais um ponto positivo do que um problema).

O app tem recursos interessantes, como a possibilidade de ver posts populares de contas que você segue.

Eu conhecia algumas plataformas que ofereciam algo nesse sentido – porém, de forma limitada –, como o Croissant (que só permite publicar nas redes sociais) e o Tapestry (que apenas mostra as postagens).

Mas foi só quando um usuário do Bluesky mencionou o Openvibe que encontrei exatamente o que buscava: um aplicativo gratuito para iPhone, Android, iPad e Mac que realmente reúne várias redes.

E, olha, adorei. Nele, você pode fazer login nas suas contas do Mastodon, Bluesky e Threads e postar em todas elas ao mesmo tempo. Ele também junta em um único feed todos os posts das contas que você segue.

Crédito: OpenVibe

Por questões técnicas, o Openvibe ainda não consegue exibir as postagens do Threads nesse feed, mas é possível ler as respostas dos usuários e comentá-las. Ele também oferece suporte ao Nostr, um protocolo aberto para redes sociais no estilo do Twitter, que ainda não é tão popular.

Nenhuma rede social sozinha deve conseguir trazer de volta aquele espírito do Twitter que Musk destruiu tão rapidamente. Mas o Openvibe combina diversas redes de uma forma que chega surpreendentemente perto disso.

O aplicativo é bem-feito e agradável de usar, além de ter recursos interessantes, como a possibilidade de ver posts populares de contas que você segue. Em menos de uma semana usando o Openvibe, já me sinto mais engajado com o Mastodon, Bluesky e Threads, e a saudade que ainda sentia do Twitter antigo desapareceu muito mais rápido do que eu esperava.

Se você usa apenas uma dessas redes como a sua principal, talvez não precise deste app. Mas, se, como eu, gosta de alternar entre elas, vale a pena experimentar. Criar apego emocional a uma rede social que pode acabar a qualquer momento é um erro que, desta vez, não pretendo repetir.


SOBRE O AUTOR

Harry McCracken é editor de tecnologia da Fast Company baseado em San Francisco. Em vidas passadas, foi editor da Time, fundador e edi... saiba mais