Qual a hora do dia em que somos mais criativos? Não é a que você pensa

Pesquisa do Canva com 3,7 mil líderes empresariais aponta quais ambientes e momentos mais favorecem a criatividade

Créditos: Sepidehmaleki/ iStock/ drobotdean/ Freepik

Cameron Adams 3 minutos de leitura

A criatividade não segue uma fórmula. Parte de sua magia está na jornada única que faz com que ideias surjam.

Não existe um horário universal para que a criatividade aflore. Cada um tem seus próprios “picos criativos”, sejam artistas renomados ou executivos de sucesso.

Pensando nisso, o Canva realizou uma pesquisa com 3,7 mil líderes empresariais para entender quais ambientes e momentos mais favorecem a criatividade. Os resultados são surpreendentes, especialmente quando analisamos os horários e dias mais produtivos da semana.

Como líder e tecnólogo criativo – além de aspirante a DJ –, percebo que minhas melhores ideias surgem tarde da noite, quando não há distrações e posso mergulhar na criação. Mas será que isso se aplica a todos? A resposta é: varia.

Os dados da pesquisa mostram que líderes empresariais têm seus próprios “horários criativos”. Por exemplo, 35% dos entrevistados disseram que a manhã de segunda-feira é o período em que estão mais inspirados, com 43% relatando que a criatividade atinge o pico no meio ou no fim da manhã. Porém, ao longo do dia, essa inspiração tende a diminuir.

Conforme a semana avança, ela tende a surgir em horários diferentes: no final da manhã de terça-feira (46%), no início da tarde de quarta (37%) e no meio da tarde de quinta (35%).

Mas a maior surpresa foi: seja por estarem pensando no fim de semana ou aproveitando agendas menos cheias, muitos se sentem mais inspirados às sextas-feiras do que em qualquer outro dia. Cerca de 34% afirmaram ser mais criativos na tarde de sexta e 33% durante a noite. Mais um motivo para dizer “sextou”.

Conclusão: os padrões criativos mudam ao longo da semana, surgindo mais tarde conforme os dias passam. Para aproveitar melhor o potencial criativo das equipes, busque agendar sessões de brainstorming nas manhãs de segunda, no fim do dia no meio da semana ou às sextas.

FINS DE SEMANA TAMBÉM INSPIRAM

Embora a criatividade seja mais frequente em dias úteis, os fins de semana também geram níveis altos de inspiração. Curiosamente, os sábados são tão produtivos quanto as segundas-feiras, com as ideias fluindo de forma constante.

Além disso, líderes relatam se sentir mais criativos nas noites de fim de semana do que nas noites de segunda a quinta-feira. Sexta (33%), sábado (34%) e domingo (33%) são dias em que a inspiração noturna é mais forte.

Conclusão: as noites de sábado e domingo proporcionam uma atmosfera descontraída e mais fértil para a criatividade, semelhante ao frescor de uma nova semana. Isso sugere que menos pressão e mais tempo livre abrem espaço para o surgimento de ideias inovadoras.

CRIATIVIDADE COMO PROPÓSITO

A inspiração nos fins de semana não deveria ser tão surpreendente. Afinal, os dias úteis, em muitas profissões, são marcados por reuniões e demandas constantes, o que dificulta o pensamento criativo.

Garantir que as equipes tenham tempo para se dedicar à criatividade é algo que toda empresa deveria adotar. Isso não apenas melhora os resultados financeiros como aumenta o engajamento, a retenção e a satisfação dos funcionários.

Além disso, a criatividade dá às pessoas um senso de propósito. De acordo com uma pesquisa da Gallup, apenas 28% dos funcionários se sentem conectados à missão e ao propósito de suas organizações.

ENCONTRANDO SUA PRÓPRIA GENIALIDADE

Esses dados ajudam a compreender como estimular a criatividade das equipes, mas também ressaltam a importância do autoconhecimento. Entender como sua própria criatividade funciona pode ajudar você a organizar sua rotina para aproveitar esses momentos ao máximo.

Seja você alguém mais criativo de manhã ou à noite, planejar sua semana de forma a respeitar esses picos de inspiração pode ser muito mais eficiente do que forçar a criatividade em meio às demandas.

Entender como o relógio e os dias da semana influenciam a criatividade abre muitas oportunidades. Com essas informações, empresas e pessoas podem criar ambientes que respeitam o fluxo natural das ideias, gerando resultados mais criativos e inovadores.


SOBRE O AUTOR

Cameron Adams é co-fundador e chief product officer da plataforma Canva. saiba mais