Riot Games lança campanha focando na versão mobile de League of Legends
Que o brasilero tem no mobile sua plataforma principal de jogo nós já falamos aqui muitas vezes. Também já falamos por aqui da febre no mundo dos jogos eletrônicos, que é o League of Legends (LoL), jogo lançado em 2009 pela Riot Games, inicialmente apenas para desktops.
League of Legends deixou de ser apenas um jogo e virou uma grife de sucesso. Hoje, são 6 jogos derivados do título original e uma série de sucesso no Netflix, Arcane, baseada no enredo de LoL.
Quando esses dois fenômenos — a força do mobile e a força da marca Lol — se interseccionam, eis que surge uma versão do jogo para os dispositivos móveis: Wild Rift, lançado pela mesma Riot Games em 2020. Só no dia do seu lançamento, foram contabilizados mais de 10 milhões de downloads para celulares Android e o interesse foi tanto que uma fila virtual foi gerada, com mais de 1 milhão de jogadores, esperando sua vez para conseguirem acessar o jogo.
O ano começou com a consultoria NewZoo apontando Wild Rift como uma tendência para se ficar de olho durante 2021 e terminou com o jogo levando o primeiro lugar na categoria Melhor Jogo para Iphone no App Store Awards. Além disso, Wild Rift é hoje um dos games da sua categoria que mais rápido alcançou a marca dos US$ 150 milhões gastos pelos usuários dentro do game: foram 370 dias para que as transações feitas no jogo alcançassem essa marca, dando a ele o segundo lugar. Esses gastos se resumem em compras dentro do aplicativo e assinaturas, através das quais os jogadores têm acesso a itens exclusivos. Os dados são da App Annie, companhia de análise de mercado mobile.
Ainda segundo a mesma fonte de dados, o Brasil é um dos principais mercados para Wild Rift: tanto pelo número de downloads, quanto pelos gastos feitos pelos jogadores — assim como os Estados Unidos, que também performaram bem em ambos os quesitos.
É neste contexto que a Riot Games lança nesta segunda-feira uma campanha de Wild Rift voltada para o público brasileiro, intitulada “Encontre o seu campeão”. Como explica Tomás “Bad” Macul, Product Manager na Riot Games Brasil, “quisemos explorar essa força de conexão do game, mostrando que existe um Campeão em Wild Rift que combina com seu estilo de vida e de jogo, independentemente de qual seja – desde uma pequena maga com poder piromaníaco, como a Annie, até um espadachim que usa o próprio ar como arma para enfrentar seus inimigos, como o Yasuo” –– fazendo referência aos “personagens” do jogo, os chamados campeões.
A campanha conta com um filme lançado em todas as plataformas oficiais da Wild Rift, nesta segunda-feira, que retrata pessoas comuns se tornando “campeões” ao atravessarem a fenda que leva ao mundo de Wild Rift. A campanha também se desdobra em peças de mídia em pontos de ônibus espalhados pela cidade de São Paulo. Quem assina a criação é a agência DOJO: “Nosso objetivo, além de aumentar o interesse dos jogadores em games mobile, é de trazê-lo para dentro do jogo e mostrar que ele faz parte desse universo”, explica Thiago Baron, CCO da agência DOJO.
Na noite da última segunda-feira (20), após o lançamento do vídeo, a Riot Games e a DOJO levaram o Wild Rift para um dos maiores pontos turísticos de São Paulo. A área externa do Auditório do Ibirapuera recebeu uma projeção simulando a abertura da fenda que dá acesso ao mundo de Wild Rift, chamado Runeterra. A ação também contou com um desdobramento virtual: streamers de games — como Onyversoo, Jinki Winki e Keio — fizeram lives simultâneas direcionando seus seguidores para o vídeo da campanha.