5 perguntas para Ilca Sierra, CMO e VP de marketing da Samsung para AL
Ilca Sierra está atenta às transformações do comportamento do consumidor e às possibilidades da inteligência artificial. A CMO e vice-presidente de marketing da Samsung para a América Latina se destaca por aproximar a marca do cotidiano das pessoas. A executiva traz na bagagem uma sólida carreira em empresas como Via, Magazine Luiza e Pão de Açúcar.
Nesta entrevista para a Fast Company Brasil, ela fala sobre o desafio de desenhar estratégias de marketing para diferentes regiões na América Latina, sobre o uso da inteligência artificial e sobre como usar a tecnologia para se aproximar dos consumidores.
FC Brasil – A Samsung lançou a sua influenciadora digital, SAM. Quais as oportunidades e os riscos de usar esta persona na estratégia de aproximar a marca dos consumidores?
Ilca Sierra – Como uma figura amigável e autêntica, a SAM não é apenas um avatar digital, mas uma embaixadora dos valores da Samsung, representando inovação e uma vida conectada.
As oportunidades incluem a possibilidade de engajamento nas redes sociais, onde a SAM compartilha conteúdo sobre estilo de vida e as funcionalidades dos produtos Samsung, de uma maneira educativa e divertida, exemplificando casos de uso.
Um dos desafios é que SAM não seja confundida com uma assistente técnica, e por isso a marca trabalha de maneira cuidadosa para manter o tom e os limites, pois o objetivo é gerar identificação emocional com o consumidor.
FC Brasil – Como os consumidores estão adotando e se adaptando à IA?
Ilca Sierra – A adoção da IA tem sido cada vez mais integrada às rotinas dos consumidores, especialmente através de funcionalidades que resolvem problemas reais de forma prática. Seja para localizar objetos em imagens, com o Circle to Search, ou editar fotos de forma intuitiva, por meio do Photo Assist.
Mas a IA também tem rompido barreiras de comunicação, permitindo traduções instantâneas em diversos idiomas, algo muito importante em uma região tão diversa como a América Latina. De acordo com nossos dados recentes, entre janeiro e agosto de 2024, os recursos do Galaxy AI foram utilizados mais de 325 milhões de vezes por usuários de smartphones na região.
À medida que avançamos, a Samsung continua comprometida em expandir a experiência da IA em todo o nosso ecossistema. Entendemos que o verdadeiro potencial desta tecnologia não reside apenas nas inovações atuais, mas também em sua capacidade de atender às necessidades do futuro.
FC Brasil – Como CMO para a América Latina, como adapta a estratégia de marketing para atender as diferentes culturas e mercados da região?
Ilca Sierra – A diversidade cultural da América Latina requer uma abordagem de marketing cuidadosa que leva em consideração cada mercado. Criamos nossas campanhas para refletir os valores e as preferências locais, colaborando com equipes em cada país para entender as nuances culturais, bem como linguagens específicas.
Ao mesmo tempo, mantemos uma visão unificada que reforça a identidade global da Samsung, especialmente nas nossas inovações em tecnologia e sustentabilidade. A SAM, por exemplo, é adaptada ao contexto local, mas preserva uma personalidade consistente, alinhada aos valores globais da marca.
FC Brasil – A Samsung é reconhecida por inovar. Quais iniciativas estão sendo implementadas para fortalecer o relacionamento com os consumidores?
Ilca Sierra – Um exemplo é a campanha de SmartThings, aplicativo que permite ao usuário controlar e gerenciar seus dispositivos de qualquer lugar. Nela, apostamos numa narrativa nostálgica para o público latino-americano: recriamos a vila do Chaves para apresentar de forma acessível as possibilidades de uma casa conectada.
Esse tipo de abordagem conecta inovação e emoções, reforçando o papel da tecnologia como facilitadora do cotidiano.
Outra iniciativa relevante é a campanha "IA para Todos", que destaca como a inteligência artificial da Samsung transforma experiências, desde o gerenciamento doméstico com o SmartThings até o uso de funcionalidades como o Interpreter e o Circle to Search.
Essas campanhas não apenas apresentam produtos mas também mostram como a tecnologia pode elevar as experiências de forma prática e personalizada, consolidando a marca como referência em inovação e proximidade com os consumidores.
FC Brasil – Você ganhou o prêmio Caboré em 2020. Como prêmios como este influenciaram sua carreira? Como uma mulher na liderança de uma empresa de tecnologia, o que acha que ainda precisa ser feito para que mais mulheres ocupem posições como esta, em uma área ainda predominantemente masculina?
Ilca Sierra – Receber o prêmio Caboré em 2020 foi uma validação importante para minha trajetória profissional e renovou as energias para seguir sendo uma profissional curiosa, com mentalidade de aprendizado contínuo – características que, em conjunto com a colaboração, me fizeram chegar até aqui.
Esse reconhecimento tem me inspirado a apoiar o crescimento de outros profissionais, especialmente mulheres, em setores tecnológicos.
Acredito que, para que mais mulheres ocupem posições de liderança, é importante investir em programas de mentoria e na criação de ambientes de trabalho inclusivos que gerem oportunidades iguais, onde as contribuições femininas sejam valorizadas e incentivadas.