Você se distrai fácil? Dicas para manter o foco no home office e no escritório
Desde compreender os diferentes tipos de atenção até lidar com as distrações: veja como recuperar seu foco e se sentir realizado novamente
As distrações estão por toda parte, seja o celular que nos desconcentra no trabalho, o barulho no escritório ou um ambiente de trabalho em casa que não favorece a produtividade. Mas elas não precisam nos impedir de fazer as coisas mais importantes.
Podemos classificar a atenção em quatro tipos:
- Atenção concentrada: é a capacidade de se concentrar em uma única tarefa. É o tipo de atenção que usamos quando estamos profundamente envolvidos em algo, como ler um livro ou resolver um problema.
- Atenção imediata: usamos esse tipo de atenção quando fazemos algo envolvente, mas não mentalmente desgastante, como jogar paciência online. Tarefas domésticas, como passar roupa ou descascar batatas, também podem ser consideradas atividades de rotina, mais mecânicas.
- Tédio: é algo que pode ajudar as pessoas a repor recursos porque não exige muito esforço mental.
- Frustração: ocorre quando nos deparamos com uma tarefa complicada, não avançamos e não conseguimos descobrir como seguir em frente.
Cada estado de atenção tem seu próprio valor e podemos controlar como alternamos entre eles para reabastecer nossos recursos cognitivos. Ao reconhecer quando é necessário mudar de estado, você consegue gerenciar melhor o seu dia.
Por exemplo, se você começar a se sentir muito cansado por conta da concentração no trabalho, é recomendável fazer uma pequena pausa com uma tarefa menos exigente, como uma atividade mecânica, para restaurar sua energia.
COMO EVITAR DISTRAÇÕES TRABALHANDO EM CASA
Quando você está trabalhando em casa, é difícil não se distrair com as coisas ao seu redor. Para que você consiga priorizar, é importante programar seu tempo, incluindo uma combinação de trabalho e interações sociais.
Muitas vezes, a melhor coisa que você pode fazer é simplesmente deixar de lado o que não é possível controlar. Quanto mais você tentar exercer controle sobre algo que está completamente fora de suas mãos, mais estresse sentirá.
Outra coisa que pode ajudar seu ambiente de trabalho em casa é estabelecer limites claros. Entenda quais limites no escritório fazem com que você trabalhe melhor e estabeleça limites semelhantes em casa.
Isso pode incluir a forma como você organiza seu escritório em casa ou os limites verbais que estabelece com os membros da família ou colegas de apartamento. Esses limites também incluem identificar quando você é mais produtivo e organizar seu dia com base em suas horas produtivas.
Às vezes, você precisa estabelecer limites até consigo mesmo. Se sua agenda não estiver organizada, isso poderá causar uma queda de produtividade. Melhorar seu desempenho ao fazer home office pode significar fazer coisas como dizer a si mesmo que seu dia de trabalho começa às 8h e termina às 17h e que você fará um intervalo de uma hora para o almoço, assim como faz no escritório.
Também significa estabelecer limites para o tipo de distração que você se permite, como, por exemplo, se restringir a lavar roupa apenas no intervalo do almoço.
Quando você está trabalhando em casa, é difícil não se distrair com as coisas ao seu redor.
Saber quais são seus gatilhos no trabalho também ajuda a se concentrar melhor durante o dia. Faça algumas perguntas úteis para encontrar esses gatilhos, como “o que foi que me estressou agora?” ou “do que estou tentando fugir aqui?”.
No fim das contas, talvez a tecnologia seja a coisa que mais causa distração. Se esse for o caso, estabelecer limites para o seu telefone pode ser uma necessidade. Isso pode ser tão simples quanto simplesmente desligá-lo e deixá-lo em outro cômodo.
Por fim, é importante ouvir seu corpo. Eliminar as distrações só o ajuda até certo ponto. Às vezes, seu corpo simplesmente precisa de uma pausa. Isso significa que, quando seu cérebro e seu corpo atingirem o limite, ouça-os e interrompa o trabalho do dia ou faça uma pausa.
COMO EVITAR DISTRAÇÕES NO ESCRITÓRIO
Muitas vezes, as distrações são associadas à tecnologia, mas isso nem sempre é o caso. Existem dois tipos de distração nos quais você precisa se concentrar: externa e interna.
As distrações sensoriais ou externas incluem coisas como colegas conversando, telefones tocando, pessoas andando e música tocando. As distrações emocionais ou internas ocorrem quando seus pensamentos fazem sua mente se desviar do que você deveria estar fazendo.
"A distração é menos sobre ser controlado e mais sobre exercer controle sobre uma situação", diz Matthew Crawford, autor de "The World Beyond Your Head: Becoming an Individual in an Age of Distraction" (O mundo além da sua cabeça: tornando-se um indivíduo em uma era de distração, em tradução livre).
Na verdade, quando os pesquisadores estudaram as qualidades dos trabalhos mais satisfatórios, flexibilidade, autonomia e controle estavam entre os seis primeiros. No entanto, muitas pessoas não sentem que têm controle.
No fim das contas, talvez a tecnologia seja a coisa que mais causa distração.
O ambiente de trabalho nem sempre é propício à produtividade. O cérebro humano naturalmente capta algo que não corresponde ao padrão ou à rotina do dia.
A maneira de resolver esse problema não é bloqueando a distração com fones de ouvido com cancelamento de ruído, mas sim se acostumando com as distrações.
Ao se acostumar com o ambiente em que trabalha e com os horários em que ele é mais barulhento e mais silencioso, você conseguirá gerenciar melhor seu foco e sua produtividade.
Quer esteja trabalhando em casa ou em um escritório, as distrações são constantes. Com essas dicas, será mais fácil lidar com elas.