Você é péssimo em lembrar nomes? Esses 7 truques vão te ajudar
Como facilitar a memorização do nome do namorado da sua prima ou daquela pessoa que você conheceu no evento da semana passada
A temporada de festas de fim de ano está começando, o que significa que você vai conhecer pessoas e rever outras que já encontrou no passado. Isso também significa que sua capacidade de lembrar nomes será posta à prova. Se você tiver problemas nessa área, não está sozinho.
Há uma razão biológica para o fato de lembrar nomes ser tão difícil, diz Ian McDonough, professor de psicologia da Universidade de Binghamton. “Nossa mente tem como objetivo usar todo o nosso conhecimento e experiência anteriores para fazer previsões sobre o mundo”, ele explica.
“Quando queremos aprender novas informações, somos mais rápidos no aprendizado se elas tirarem proveito de nosso conhecimento e experiência. Lembrar o nome das pessoas é mais complicado do que imaginamos. É preciso combinar duas informações completamente arbitrárias: um rosto e uma palavra.”
A sorte é que existem alguns truques que você pode usar para melhorar sua capacidade de memorização nessa área específica.
1. Envolva vários sentidos
Estamos mais aptos a nos lembrar de informações, como nomes, se utilizarmos mais de um sentido. Ouvir um nome envolve seu sentido auditivo. Se você visualizar a grafia do nome, estará envolvendo o sentido visual. E, melhor ainda, se você anotar o nome, estará usando os sentidos visual e motor.
2. Use o poder da repetição a seu favor
A repetição é fundamental para a memorização de nomes. Quando você conhece alguém e essa pessoa diz o nome dela, sua mente geralmente está pensando em outras coisas. Vinte segundos depois, você já esqueceu tudo.
Por isso, peça à pessoa que repita o nome dela. Você pode perguntar: “como se escreve?”. Ou, se estiver lendo (em um crachá, por exemplo), pergunte como se pronuncia.
Outro truque é repetir o nome em voz alta para a pessoa assim que a conhecer. Ao fazer isso, você confirma que ouviu o nome corretamente e ativa seus sentidos auditivos mais uma vez.
3. Apresente-a a outra pessoa
Outra maneira de se lembrar de uma pessoa nova é fazendo questão de apresentá-la a alguém que você já conhece. Ao ir para um evento com esse objetivo, você estará mais propenso a prestar atenção quando conhecer alguém.
Além disso, apresentar a pessoa a terceiros lhe dará a chance de repetir e usar o nome dela. Faça perguntas e depois apresente-a a alguém que você conhece com base no que aprendeu.
4. Use imagens ou rimas fáceis
As pessoas se lembram de coisas associadas a imagens visuais e, quanto mais distinta ou bizarra for essa imagem mental, mais ela será fixada. Ou você pode usar uma rima inteligente, como Luana rima com banana.
Nosso cérebro aprende melhor as informações se pudermos relacionar experiências ou conhecimentos anteriores ao que queremos aprender. Portanto, você também pode estabelecer uma associação com outra pessoa que você conheça e que tenha esse mesmo nome.
5. Teste seu processo de recordação
Antes de se separarem, crie o hábito de usar o nome da pessoa uma última vez. Por exemplo, “foi um prazer conhecê-lo, André”. Se conseguir lembrar o nome da pessoa nesse momento, repeti-lo servirá como um tipo de prática de recordação, que é uma das melhores técnicas de aprendizado.
A repetição é fundamental para a memorização de nomes.
Se você já esqueceu o nome, é o momento perfeito para dizer educadamente como foi bom conhecê-lo e perguntar: “você pode me dizer seu nome mais uma vez?”.
6. Pergunte sobre o contexto
Se você não consegue se lembrar de alguém que já conheceu antes, pode ser um problema de falta de contextualização. Por exemplo, você pode ter conhecido alguém em uma festa do escritório. Se a encontrar no supermercado, pode ser mais difícil estabelecer a conexão.
Peça à pessoa para lembrá-lo de onde vocês se conheceram antes. Geralmente, ela vai responder e fornecer o contexto. Aí você vai se lembrar. O contexto sempre ajuda.
7. Facilite para que os outros se lembrem de você
Por fim, pode ajudar se você facilitar para que alguém se lembre de você. Em vez de perguntar “lembra de mim?”, diga “que bom ver você de novo. Não sei se você se lembra, mas nos conhecemos em tal e tal local'”.
Agora que você forneceu o contexto, a pessoa pode responder com “sim, eu me lembro”. Facilite a conexão das pessoas com você quando for encontrá-las novamente. E não fique ofendido se elas não se lembrarem de você na mesma hora.
Como lembrar o nome de alguém é uma dificuldade universal, tenha um pouco de paciência consigo mesmo e com os outros, especialmente durante as festas de fim de ano.