Beleza: dispositivo consegue analisar a condição da sua pele em tempo real

Máquina que analisa proteínas em poucos minutos ajuda a encontrar os produtos ideais para cada tipo de pele

Créditos: Steve Johnson/ Unsplash/ drobotdean/ Freepik/ L'Oréal

Steven Melendez 2 minutos de leitura

Escolher produtos para cuidados com a pele costuma ser um processo de tentativa e erro. Mas o Cell BioPrint, um dispositivo recém-lançado pela L’Oréal, promete mudar isso.

Ele oferece ao cliente a possibilidade de analisar sua pele para identificar sinais de envelhecimento, resposta a ingredientes ativos específicos e a probabilidade de desenvolver condições como manchas escuras ou poros dilatados. Dessa forma, a pessoa pode escolher os produtos ideais para suas necessidades.

“Temos ótimos sistemas de imagem que mostram o que está na superfície da pele, mas o que está na superfície já aconteceu”, explica Guive Balooch, diretor global de beleza e inovação do Grupo L’Oréal.

“O que realmente importa para o futuro e para ajudar as pessoas a encontrar o produto certo é entender a biologia única de cada um – algo que tem sido um grande desafio fazer em larga escala.”

Com a nova tecnologia, a pessoa coleta uma pequena amostra da pele usando uma fita adesiva indolor, coloca em um cartucho de teste junto com uma gota de solução de análise e insere no dispositivo. Em poucos minutos, o sistema analisa biomarcadores baseados em proteínas e gera um relatório em um tablet na loja. 

Esse relatório ajuda tanto o consumidor quanto o consultor de beleza a escolher os produtos mais adequados e a antecipar possíveis problemas de pele no futuro, como rugas ou manchas. Assim, é possível ajustar a rotina de cuidados com a pele para tratar esses problemas antes mesmo que apareçam. “O objetivo é permitir que as pessoas entendam o que podem fazer para melhorar a saúde futura da pele”, afirma Balooch.

Crédito: L'Oréal

Os especialistas da L’Oréal passaram décadas identificando biomarcadores que ajudam a prever a saúde da pele. Mas, até agora, não era possível fazer essa análise em tempo real ou detectar esses biomarcadores fora de um laboratório tradicional.

Para desenvolver essa tecnologia, a L’Oréal trabalhou com a empresa sul-coreana NanoEntek, especializada em ferramentas miniaturizadas de análise biológica.

O novo dispositivo tem desempenho comparável ao de equipamentos usados em laboratórios. A tecnologia foi testada em cerca de mil tipos e tons de pele, garantindo sua eficácia para uma ampla variedade de consumidores.

Crédito: L'Oréal

Segundo o executivo, a empresa planeja implementar o dispositivo em milhares de lojas pelo mundo dentro de um ano. O modelo de negócios exato, incluindo possíveis custos para os clientes, ainda está sendo definido.

A L’Oréal também planeja oferecer treinamento para consultores de beleza, embora Balooch ressalte que o equipamento foi desenvolvido para ser fácil e rápido de usar. À medida que novos biomarcadores forem identificados pelos pesquisadores, eles poderão ser incorporados à análise do Cell BioPrint, tornando-a ainda mais personalizada.

Os consultores também terão um papel importante na escolha do produto certo para cada cliente com base nos resultados do teste. Além dos ingredientes ativos, eles levarão em consideração fatores como duração, textura e outros aspectos específicos dos produtos.


SOBRE O AUTOR

Steven Melendez é jornalista independente e vive em Nova Orleans. saiba mais