Como se candidatar a um emprego para o qual você é superqualificado
Seja objetivo e sincero sobre os motivos pelos quais você quer o cargo e realista em relação ao salário
Embora possa parecer contraditório à ideia de que devemos sempre subir na carreira, existem muitas razões para querer dar um passo atrás e aceitar um cargo para o qual você está superqualificado. A melhor atitude a se tomar é ser o mais direto possível sobre essas razões.
Primeiro, como em qualquer processo seletivo, envie seu currículo pelo método solicitado (como por meio de um portal de empregos ou diretamente ao RH). Depois, aborde o "elefante na sala" em sua carta de apresentação.
Se o cargo for em um nível inferior e com salário mais baixo do que o seu último emprego (ou atual), mas é a empresa dos seus sonhos, ou é em um setor diferente no qual você deseja entrar, explicar a paixão que te motiva pode contar pontos a seu favor.
Tente dizer algo como “embora eu tenha ocupado posições de liderança, este cargo é perfeito para minhas habilidades e representa uma mudança para o tipo de atividade ao qual gostaria de me dedicar daqui por diante.”
SEJA HONESTO SOBRE SUA MOTIVAÇÃO
Se você está se candidatando a um cargo inferior porque deseja um trabalho menos estressante, isso também é aceitável de se admitir.
Nesse caso, você pode dizer algo como “tenho orgulho do que realizei até aqui e estou animado com a oportunidade de usar essas habilidades de forma mais prática, o que me permitirá manter um equilíbrio melhor entre vida pessoal e profissional.”
Se o salário tiver sido publicado no anúncio da vaga, pode haver alguma margem de negociação.
A partir daí, você pode entrar nos detalhes sobre o cargo e a empresa. Você pode ter ocupado posições de gestão e agora prefere retornar a uma função mais técnica, por exemplo. Se for uma mudança de carreira ou de setor, destaque as habilidades que você traz de sua experiência anterior e sua disposição de recomeçar para fazer o trabalho que sempre quis.
Se você está se candidatando a um cargo inferior por necessidade, seja porque está desempregado há muito tempo ou insatisfeito com seu emprego atual, não precisa necessariamente revelar isso. Concentre-se no que o atrai na empresa ou no cargo que você está buscando.
SEJA REALISTA E TRANSPARENTE SOBRE O SALÁRIO
É importante também abordar os dois principais fatores que podem gerar hesitação no recrutador: salário e permanência no emprego. Se a faixa salarial tiver sido publicada no anúncio da vaga, saiba que pode haver alguma margem de negociação, mas provavelmente não muita.
Na sua carta de apresentação ou e-mail ao recrutador, diga algo como “estou ciente de que este cargo oferece um salário inferior ao de minha posição anterior e estou confortável em aceitar uma redução salarial para atuar em um cargo/ empresa/ setor que se alinhe aos meus interesses.”