Experimente este método de 4 passos para encontrar seu propósito de vida

Encontrar seu propósito pode parecer algo complicado, mas não precisa ser

Crédito: eberhard grossgasteiger/ Pexels

Stephanie Vozza 4 minutos de leitura

Descobrir o propósito de vida pode trazer felicidade, saúde e até aumentar a longevidade. No entanto, esse processo muitas vezes parece ser mais complexo do que realmente é.

Se soa difícil, talvez seja porque não estamos focando nas coisas certas, explica Jordan Grumet, médico de cuidados paliativos e autor do livro “The Purpose Code: How to Unlock Meaning, Maximize Happiness, and Leave a Lasting Legacy” (O código do propósito: como desbloquear significado, maximizar a felicidade e deixar um legado duradouro).

“Um estudo revelou que até 91% das pessoas, em algum momento da vida, sentem o que chamamos de ‘ansiedade de propósito’. A busca por um propósito pode gerar frustração, estresse e até depressão”, afirma Grumet. "Esse paradoxo mostra que provavelmente estamos buscando propósito de maneira errada."

Grumet explica que o propósito pode ser dividido em duas categorias: o “propósito com ‘P’ maiúsculo” e o “propósito com ‘P’ minúsculo”. Um está associado à ansiedade e frustração, enquanto o outro está ligado à saúde, felicidade e longevidade.

“O propósito com ‘P’ maiúsculo é aquele grande objetivo audacioso, geralmente voltado para metas específicas”, explica Grumet. “É querer se tornar bilionário, presidente, viajar para Marte ou curar o câncer. É o tipo de propósito que a sociedade nos ensina a buscar: se você consegue sonhar, pode realizar.”

O problema é que esse tipo de propósito é difícil de alcançar e reforça uma mentalidade de escassez. Afinal, só uma pessoa pode ser presidente, o que significa que todas as outras, de certa forma, fracassaram. Já o propósito com “P” minúsculo funciona de maneira oposta: em vez de se concentrar em grandes objetivos, você foca no prazer de fazer aquilo que realmente gosta.

“Há muitas coisas que você pode amar fazer”, afirma Grumet. “O propósito com ‘P’ minúsculo é guiado por uma mentalidade de abundância, e é praticamente impossível falhar.”

A chave para entender o propósito é que ele não é algo que você encontra, mas algo que você constrói. “O propósito está relacionado à ação”, ele diz. “Pense nas ideias e desejos que surgem na sua mente e comece a persegui-los. Depois, construa um mundo de propósito ao redor dessas ideias. Eu chamo isso de ‘âncoras de propósito’.”

Aqui estão quatro maneiras de descobrir o seu propósito com “P” minúsculo.

1. Faça uma revisão de vida

Comece refletindo sobre a sua trajetória. Quando trabalha com seus pacientes em cuidados paliativos, Grumet os incentiva a pensar sobre suas vidas: os momentos mais significativos, os mais assustadores, as maiores conquistas,

os fracassos e os arrependimentos.

Pergunte a si mesmo: “se eu morresse amanhã, do que me arrependeria por nunca ter tido coragem, energia ou tempo para fazer?”. Transforme esses arrependimentos em ação e construa sua vida em torno disso.

2. Elimine o que você detesta

Outra forma de encontrar seu propósito é praticando a arte da subtração, especialmente se você não está satisfeito com seu trabalho atual.

“Faça uma lista de todas as suas tarefas e responsabilidades no trabalho, pegue um lápis e risque tudo o que você não gosta. Depois, veja o que sobra”, sugere Grumet.

Ele mesmo aplicou essa técnica em sua vida. Como médico, percebeu que não gostava de trabalhar na clínica, no hospital ou em lares de idosos. “A única coisa que eu realmente amava eram as reuniões de cuidados paliativos nos fins de semana. Então comecei a eliminar o que não gostava e usei os cuidados paliativos como uma ‘âncora de propósito’”, ele conta.

3. Resgate suas paixões da infância

Outra maneira de encontrar seu propósito é revisitando as atividades que você amava quando era criança. “Como era o seu quarto? Quais pôsteres estavam nas paredes? Que tipo de desenhos você fazia?”

Conforme crescemos, a sociedade nos diz quem devemos ser, ao mesmo tempo em que as redes sociais e o marketing tentam definir nossos desejos. Livre-se dessas influências externas e redescubra sua criança interior.

“As crianças sabem naturalmente o que gostam e vão atrás desses interesses sem grandes metas. E fazem isso com alegria”, lembra Grumet. “Volte para as coisas que te encantavam quando criança e use isso como uma âncora para encontrar seu propósito.”

4. Experimente o “método do espaguete”

Se nada mais funcionar, experimente o “método do espaguete”: jogue várias coisas na parede e veja o que gruda. Em outras palavras, diga “sim” para coisas que normalmente rejeitaria.

Experimente atividades novas, conheça pessoas diferentes e saia da sua zona de conforto. “Se você perceber que realmente se divertiu, talvez essa atividade possa se tornar uma âncora para construir uma vida mais significativa”, sugere Grumet.

O mais importante, de acordo com ele, é aproveitar o processo. “Seu propósito pode estar em quase qualquer coisa. E, se ele estiver alinhado com a sua profissão, você tem sorte. Mas, para muitos, transformar um propósito ou paixão em algo que gera dinheiro pode acabar com a motivação interna.”


SOBRE A AUTORA

Stephanie Vozza escreve sobre produtividade e carreira na Fast Company. saiba mais