Faça estas perguntas na hora de criar o orçamento ideal
O processo de organizar as despesas e as receitas pode parecer simples, mas está longe de ser fácil se não for feito de forma permanente; veja como fugir dos erros

Anos atrás, perguntei à minha irmã, uma organizada nata, como ela conseguia manter sua casa tão bonita o tempo todo. Ela me lançou um olhar estranho e respondeu: "Eu guardo as coisas quando termino de usá-las". Lembro-me dessa conversa irritante sempre que leio a maioria dos conselhos introdutórios sobre orçamento.
Especialistas em finanças garantem que criar um orçamento bem-sucedido é simples. "Basta monitorar sua renda e gastos e garantir que o segundo número seja menor que o primeiro", dizem eles. A declaração costuma ser acompanhada de um tom que faz parecer que estão preocupados com sua capacidade de amarrar seus próprios sapatos.
FAZER ORÇAMENTO NÃO É TÃO SIMPLES
Mas a maioria das pessoas precisa saber como fazer essas coisas supostamente simples. E assim como minha irmã não conseguia imaginar por que guardar as coisas era um conselho impossível de seguir para mim, especialistas em finanças não necessariamente reconhecem que o processo simples de orçamento não é fácil para todos.
Se a gestão de dinheiro não é uma segunda natureza para você, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a criar e manter um orçamento que se adapte à sua vida.
TRATE O ORÇAMENTO COMO LAVANDERIA
Mais ou menos uma vez por ano, me vejo envolta a roupas desdobradas, me perguntando em voz alta se já terminei de lavar roupa. "Depois de mais de 30 anos, devo estar quase no fim da roupa!", lamento para minha família.
Minha frustração vem do fato de que lavar roupa é uma tarefa sem fim. Nunca consigo "terminar" a roupa. Só posso escolher uma das quatro opções para lidar com o ciclo de lavanderia: fazer eu mesmo, pagar outra pessoa para lavar, usar roupas sujas ou não vestir nada.
A gestão de dinheiro também é uma tarefa sem fim. Na verdade, o orçamento geralmente falha porque oquem decide fazer um orçamento não passa do check-in inicial com seu dinheiro. Queremos que o orçamento seja uma tarefa única, nos esquecendo que precisa ser feito repetidamente.
DISCIPLINA OU NADA
Se você não abraçou a natureza contínua do orçamento, provavelmente só o faz esporadicamente. Isso pode exigir que você se sente com seu aplicativo bancário para verificar seus gastos e pode até incluir um plano de quanto pretende gastar no futuro. E então o orçamento é frequentemente esquecido até a próxima vez que você estiver lutando para pagar suas contas.
O problema de tratar o orçamento como um evento singular é que você está fazendo o equivalente financeiro suas peças íntimas apenas uma vez por ano. Você vai ficar sem dinheiro/roupas limpas eventualmente — o que ninguém gosta quando acontece.
É melhor começar a fazer o orçamento com a suposição de que você precisará gastar um pouco de tempo com isso semanalmente. Assim como é melhor lidar com a roupa regularmente em vez de apenas escalar o Monte St. Washy quando você teve que ficar sem roupa por vários dias seguidos.
COMO FAZER ISSO?
Aceitar que o orçamento é uma tarefa regular é quase metade da batalha. Isso não torna mais fácil reservar tempo para uma nova tarefa semanal.
É por isso que os novatos em orçamento podem querer literalmente combinar a lavanderia com a gestão de dinheiro. O tempo que suas roupas íntimas passam girando na lavadora e na secadora é "tempo de inatividade" no dia da lavanderia, o que pode ser um excelente momento para trabalhar na gestão de seu dinheiro. Isso ajudará você a criar o hábito e conectar a importância do orçamento com a da lavanderia.
EVITE SE JULGAR
Depois de abraçar a natureza repetitiva da gestão de dinheiro, o próximo grande obstáculo é o autojulgamento.
Este tipo de julgamento pode assumir várias formas. Algumas pessoas se culpam por escolhas financeiras passadas pelas quais ainda estão pagando, concluindo que nunca serão bons com dinheiro.
Outros comparam sua renda ou estilo de vida com outra pessoa que parece estar se saindo melhor. E muitos se preparam para o fracasso ao decidir que no futuro é perfeitamente capaz de abandonar hábitos caros de repente.
Cada um desses tipos de autojulgamento pode descarrilar um orçamento. Quando você julga a si mesmo e suas finanças de qualquer uma dessas maneiras, você está medindo a realidade contra o que "deveria" ser verdade. Infelizmente, a realidade vence todas as vezes. O "deveria" sobre si mesmo só faz você se sentir mal.
É por isso que o orçamento precisa ser feito em um lugar livre de julgamento. Sua situação financeira não é boa nem ruim; nem moral nem imoral. Simplesmente é e pronto. Aceitar isso permite que você tome as decisões mais benéficas para seus objetivos.
COMO COLOCAR EM PRÁTICA?
Dizer para você não se julgar é um pouco como o conselho da minha irmã para guardar minhas coisas — muito fácil de dizer e muito mais difícil de fazer.
É por isso quem decidir investir no projeto de colocar despesas e receitas na prioridade deve passar deve começar reunindo informações sobre seu dinheiro.
Você não precisa tomar nenhuma decisão sobre nenhum dos números que descobrir. Pense em si mesmo como uma versão contábil de Indiana Jones, escavando o registro histórico sem julgamento.
Isso significa especificamente usar suas primeiras semanas de orçamento para descobrir as respostas para as seguintes perguntas: Quanta renda posso esperar a cada mês? Quais são minhas despesas fixas mensais? Isso pode incluir:
- Aluguel/Hipoteca
- Serviços públicos, incluindo telefone celular e dados/acesso Wi-Fi (se eles flutuarem, calcule a média mensal dos últimos 12 meses)
- Parcelamento do carro
- Seguro automóvel
- Pagamento de empréstimo estudantil
- Pensão alimentícia ou pensão alimentícia
- Despesas com creche
- Assinaturas mensais (como academia)
NA PONTA DO LÁPIS
Qual é o custo médio mensal das minhas despesas variáveis? Use pelo menos três meses de números para as seguintes despesas na hora de calcular seu custo médio mensal:
- Mercearias
- Medicamentos
- Consultas médicas
- Seguro de locatário/seguro residencial
- Manutenção e reparo de carros
- Manutenção e reparo de casas
- Pagamentos de cartão de crédito
Qual é o custo médio mensal das minhas despesas discricionárias? Isso pode incluir:
- Entretenimento
- Jantar fora
- Cuidados pessoais (como cortes de cabelo
- Vestuário
- Hobbies
- Presentes
Os números que você calcula o exercício são apenas informações. Coletar esses dados sem fazer julgamentos ou tomar decisões permitirá que você se sinta confortável com a ideia de remover seu ego do processo de orçamento.
MIRE PEQUENAS VITÓRIAS
Quando perguntei à minha irmã sobre suas habilidades organizacionais, eu estava pensando na pilha de papéis na minha mesa da cozinha, na "cadeira de roupas" no meu quarto, nos pratos que tinham se instalado permanentemente na minha mesa de centro e em projetos inacabados em várias superfícies planas da minha casa.
Em outras palavras, eu estava pensando globalmente sobre minha desordem. O conselho dela presumia que eu tinha um lugar para guardar tudo e que era algo que eu poderia fazer rapidamente. Nenhuma dessas coisas era verdade.
Foi só quando decidi arrumar minha cama todos os dias que comecei a mover a agulha da desorganização. Isso não fez nada pelos papéis, roupas, pratos e projetos inacabados empilhados em outros lugares da casa. No entanto, ter uma cama arrumada era uma coisa pequena e fácil que eu podia fazer e que ajudava a deixar meu espaço mais organizado. Depois que isso virou um hábito, ficou mais fácil guardar as coisas no meu quarto.
Quem vai começar a fazer um orçamento deve almejar pequenas vitórias semelhantes com a gestão de dinheiro, já que é muito mais fácil criar um hábito a partir de pequenas rotinas do que tentar se tornar um especialista em dinheiro da noite para o dia.
COMO TIRAR DO PAPEL?
Há uma série de pequenas vitórias financeiras que podem ajudar você a criar o hábito de orçamento. Algumas habilidades iniciais para se concentrar podem incluir:
- Pagar todas as suas contas em dia
- Transferir uma pequena quantia para um fundo de emergência a cada contracheque
- Pagar mais do que o valor mínimo em cartões de crédito ou outras dívidas
- Levar o almoço para o trabalho um dia por semana
Escolher uma dessas habilidades e repeti-la até que se torne um hábito ajudará você a criar uma base para sua prática de orçamento. Mesmo que essas sejam pequenas ações, a repetição e o hábito permitirão que elas melhorem suas finanças e lhe darão sucessos para construir.
O ORÇAMENTO PERFEITAMENTE IMPERFEITO
Assim como minha casa nunca parecerá algo saído de uma revista (ou mesmo como a casa da minha irmã), seu orçamento nunca terá a simetria perfeita descrita por especialistas em dinheiro.
Mas seu orçamento não precisa ser bonito ou perfeito — ele só precisa tornar sua vida financeira mais fácil de administrar.
Para criar seu próprio orçamento bem-sucedido, comece tratando a gestão do dinheiro mais como sua lavanderia. É algo que você precisa fazer regularmente ou então ele vai se voltar contra você.
Quando você começar um novo hábito de orçamento, se comprometa a simplesmente reunir informações sem julgamento.
Você tomará melhores decisões se remover sua reação de julgamento dos números que descobrir.
Finalmente, busque pequenas vitórias financeiras, em vez de tentar refazer completamente suas finanças de uma vez. Deixar de lado a ideia de perfeição ajudará você a aprender a amar seu orçamento.