“Efeito repercussão”: como as pessoas que você conhece influenciam seu status

Seja no trabalho ou na vida pessoal, as pessoas com quem você passa tempo moldam profundamente sua mentalidade

Crédito: MicroStockHub/ Getty Images

Ruth Gotian 4 minutos de leitura

Em janeiro de 2022, quando meu livro "The Success Factor" (O Fator para o Sucesso) foi publicado, organizei uma festa de lançamento virtual. Foi uma comemoração que reuniu pessoas da minha rede de relacionamento, amigos, familiares e alguns dos grandes nomes que eu tinha entrevistado – astronautas, ganhadores do Prêmio Nobel, atletas olímpicos e outros.

Pouco antes do evento, um dos astronautas me mandou uma mensagem de texto com uma pergunta inesperada: “tal pessoa [um cientista renomado na linha de frente da pandemia de Covid-19] vai estar lá?”.

Dei uma risada e respondi: “a variante Ômicron acabou de chegar; acho que ele deve estar um pouquinho ocupado lidando com isso agora. Mas um ganhador do Prêmio Nobel vai estar lá.” A resposta do astronauta me deixou sem palavras: “uau, um ganhador do Prêmio Nobel? Isso sim é alguém importante”.

Fiquei perplexa. Esse comentário vinha de um astronauta – alguém que foi ao espaço, algo que só um número muito restrito de pessoas vai conseguir realizar. Quando contei depois sobre essa conversa com o tal ganhador do Nobel, ele não se surpreendeu.

“Conheço a maioria dos outros ganhadores do Prêmio Nobel na área das ciências,” ele disse com naturalidade. “O mundo é pequeno. A gente se encontra o tempo todo.” Para ele, ser uma das pessoas laureadas com o Nobel, embora pareça algo extraordinário para a maioria de nós, era simplesmente uma coisa normal na sua rede de relacionamento.

O mesmo valia para o astronauta. Para ele, estar cercado por outros astronautas havia tornado banal uma conquista que é objetivamente extraordinária. Essa experiência revelou uma verdade profunda: nossa base para o que consideramos “normal” é moldada pelas pessoas ao nosso redor.

Quando todos ao seu redor têm um doutorado, isso parece mais uma expectativa a ser cumprida do que uma conquista extraordinária. No entanto, menos de 2% da população mundial tem um título de doutorado. Esse fenômeno, no qual normalizamos conquistas excepcionais, é o que chamo de “efeito do horizonte de expectativas crescente”.

Se você quer elevar seus próprios padrões e conquistas, precisa se cercar de pessoas de alto desempenho. Isso não significa que você precise conquistar o que elas conquistaram. Mas estar na órbita delas pode mudar sua perspectiva sobre o que é possível e ajudar a se imaginar indo mais longe.

O EFEITO DO EXEMPLO: A PROXIMIDADE COM A EXCELÊNCIA

Mesmo que você não iguale as conquistas dos que estão na sua rede de relacionamento, pesquisas mostram que a proximidade com pessoas de alto desempenho pode impactar positivamente o seu próprio desempenho. Esse fenômeno, conhecido como “efeito de transbordamento”, destaca o poder do seu ambiente.

Não são apenas seus amigos mais próximos que influenciam seu caráter. Um estudo mostrou que funcionários que estavam a menos de oito metros de distância de pessoas de alto desempenho tiveram um aumento de 15% na produtividade.

Ao se cercar de pessoas de alto desempenho, você pode recalibrar seu horizonte de possibilidades.

Pessoas de alto desempenho irradiam curiosidade, inovação e motivação – qualidades que repercutem e atingem os colegas próximos.

Infelizmente, o princípio da proximidade também se aplica a quem tem baixo desempenho. Um único funcionário tóxico pode infectar toda uma empresa com sua negatividade. E muitas vezes, eles têm um impacto muito maior do que os colegas de alto desempenho.

O comportamento desse tipo de funcionário, o desempenho abaixo da média e a visão pessimista podem diminuir a produtividade, desintegrar o engajamento e sufocar a inovação nas equipes. Por isso, não basta incluir pessoas de alto desempenho à sua rede de contatos. Também é importante minimizar sua exposição a gente tóxica.

COMO CONSTRUIR UMA BOA REDE DE RELACIONAMENTO

Se você deseja criar uma rede de relacionamento que eleve seu nível e aproveite o efeito de transbordamento, considere estes passos:

1. Identifique e interaja com pessoas de alto desempenho

Busque oportunidades para se conectar com pessoas que se destacam em suas áreas. Participe de conferências do setor, junte-se a grupos profissionais e interaja com pessoas na vanguarda de seus setores em plataformas como o LinkedIn. Ao começar a se envolver e a adotar a mentalidade dessas pessoas, você se aproximará do círculo dos grandes realizadores.

2. Aprenda por observação

Pessoas de alto desempenho frequentemente demonstram comportamentos e mentalidade que levam ao sucesso. Preste atenção à forma como pensam, tomam decisões e abordam desafios.

Mesmo ao incorporar apenas uma parte da abordagem dessas pessoas, você pode alcançar melhorias significativas no seu próprio desempenho. Apenas tomar a iniciativa já o coloca à frente da maioria.

imagem simbólica de uma chefe fazendo seleção de funcionários
Créditos: Freepik/ Rawpixel

3. Abrace a mentoria

Você não precisa estar na mesma sala que ganhadores do Prêmio Nobel ou astronautas para se beneficiar do efeito de elevação do nível médio. Cerque-se de colegas e mentores que o desafiem e inspirem, e retribua compartilhando seus próprios conhecimentos e experiências.

4. Elimine a toxicidade

Fique atento à influência da negatividade em sua rede. Reduza interações com pessoas que drenam sua energia ou limitam seu crescimento e priorize relações que o motivem e inspirem.

Se alguém negativo entrar na sala de descanso enquanto você estiver lá, sinta-se à vontade para sair. Se quiserem passar no seu escritório para conversar, diga que está se preparando para uma reunião. Dê a si mesmo a liberdade de manter sua energia focada no que realmente importa.

Ao se cercar intencionalmente de pessoas de alto desempenho, você pode recalibrar seu horizonte de possibilidades. Seja no trabalho ou na vida pessoal, as pessoas com quem você passa tempo moldam profundamente sua mentalidade, suas aspirações e, por fim, seus resultados. Então, escolha seu círculo íntimo com sabedoria. Seu eu do futuro vai te agradecer.


SOBRE A AUTORA

Ruth Gotian é chief learning officer e professora associada de educação em anestesiologia na Weill Cornell Medicine, em Nova York. saiba mais