Batom inteligente do Grupo Boticário em parceria com o CESAR ganha prêmio no SXSW

Dispositivo de IA para aplicar batom de forma autônoma levou o People`s Choice no Innovation Awards 2025

Crédito: Divulgação

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

O batom inteligente, protótipo desenvolvido pelo CESAR, em parceria com o Grupo Boticário, Neurobots e Embrapii, recebeu o People’s Choice Awards no South by Southwest (SXSW) 2025 Innovation Awards. A premiação, concedida pelo voto do público, reconhece o projeto mais inovador entre os 55 finalistas do evento.

O dispositivo usa inteligência artificial e visão computacional para a aplicação do produto. O batom inteligente foi um dos únicos projetos latino-americanos a chegar à final e concorreu na categoria Design de Interface. 

O reconhecimento do público reforça a relevância da tecnologia brasileira no cenário internacional de inovação e mostra o engajamento da audiência brasileira no festival.

IA NO MUNDO REAL

A premiação deste ano foi marcada por dispositivos que usam IA para a “vida real”. Na categoria de inteligência artificial, a primeira da noite, o exoesqueleto que se auto-equilibra, da Wandercraft, recebeu prêmio.

O aparelho, que atua como um suporte para pessoas com algum tipo de paralisia ficarem em pé e realizarem movimentos multidirecionais, usa deep learning e reconhecimento de imagens para permitir o uso do dispositivo em todos os ambientes, inclusive nas ruas.

Já na categoria de saúde e biotecnologia, o ganhador foi o Better Way, um teste de saúde portátil, que coleta menos sangue e faz análises a partir de amostras menores. Com poder computacional, os kits da Better Way cabem em uma mala pequena e podem dar resultados na hora.

No segmento de soluções sustentáveis, o australiano Uluu levou o Innovation Awards de 2025. O projeto usa algas e restos de materiais naturais para criar uma alternativa biodegradável ao plástico.  

Também chamou atenção nesta premiação a postura contra grandes empresas de tecnologia. O vencedor da categoria Design de Produto foi o “daylight computer”, um tablet que usa display que imita o papel. O objetivo do produto é reduzir o consumo de telas

ENTENDA O BATOM INTELIGENTE DO BOTICÁRIO

Desenvolvido ao longo de sete anos, o protótipo do batom inteligente do Boticário utiliza inteligência artificial e visão computacional para permitir que pessoas com deficiência visual ou limitações motoras apliquem batom de forma autônoma.

Batom inteligente criado pelo Grupo Boticário
Batom inteligente do Boticário (Crédito: Divulgação)

Com o acionamento de um botão, o dispositivo fotografa o rosto do usuário, faz o mapeamento dos lábios, aplica o batom e realiza uma verificação final. Todo o processo dura cerca de dois minutos, garantindo uma aplicação precisa e sem a necessidade de assistência.

A tecnologia foi criada pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), em colaboração com as áreas de tecnologia e diversidade do Grupo Boticário, reafirmando o compromisso da empresa com a inclusão e a acessibilidade.

Após sua apresentação no pré-evento da CES 2025, em Las Vegas, o batom inteligente conquistou visibilidade internacional no SXSW, em Austin, consolidando-se como uma referência em inovação.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais