Bastidores dos parques da Disney que nem a maioria dos funcionários conhece

No Central Shops da Disney World, eletricistas, carpinteiros e pintores produzem partes dos figurinos e fazem ajustes nas atrações do parque

Crédito: Disney

Chris Morris 4 minutos de leitura

Em pleno parque da Disney World, cerca de meio quilômetro atrás da atração dos Sete Anões e da Gruta da Ariel, há um armazém de concreto sem grandes atrativos, com as palavras “the can-do people” (as pessoas que fazem acontecer) escritas do lado de fora.

Se turistas por acaso se perdessem naquela parte do parque, localizada nos arredores do Magic Kingdom, provavelmente nem notariam o local. O que talvez eles nunca imaginassem é que esse prédio, aparentemente comum, é uma peça-chave da experiência Disney.

O Central Shops é uma parte raramente mencionada da Disney, e é proibido tanto para visitantes quanto para a maioria dos “cast members” (o termo que a Disney usa para designar seus funcionários). É o ponto central da segurança das atrações da Disney World e uma parte essencial das operações dos parques ao redor do mundo.

Com 417 funcionários em 15 especialidades – de eletricistas a carpinteiros e pintores – o Central Shops é onde cada brinquedo dos quatro parques temáticos de Orlando é regularmente inspecionado para garantir que estão seguros para os visitantes.

Também é lá que são fabricadas as cabeças dos personagens usados em encontros com o público e nos desfiles em todos os parques da Disney no mundo. Em outras palavras, cada Pateta, Mickey, Minnie e Donald que você vê nos parques teve sua cabeça feita ali.

A inspeção das atrações é, provavelmente, o trabalho mais importante do Central Shops. Cada veículo de brinquedo dos parques temáticos é enviado para lá de tempos em tempos para inspeção, e o processo está longe de ser rápido.

Esses veículos são completamente desmontados, até o nível dos componentes. Cada painel, parafuso etc. é inspecionado individualmente – um processo que normalmente leva de 12 a 18 semanas, segundo Fred Cox, diretor de manufatura.

Central Shops, setor de manutenção dos parques da Disney
Crédito: Disney

Para brinquedos do tipo “dark ride”, como o carrinho da Haunted Mansion, um tronco da Tiana’s Bayou Adventure ou um cavalo do Carrossel do Príncipe Encantado, a inspeção é feita de forma programada, com veículos sendo retirados de circulação em datas específicas.

Para brinquedos radicais, como a Space Mountain, a inspeção é baseada no uso, ou seja, os veículos são retirados após terem sido usados um número determinado de vezes.

As inspeções de segurança vão além dos veículos. Funcionários do Central Shops trabalham nos parques todas as noites, após a saída dos visitantes, para realizar reparos e inspeções nas atrações.

Central Shops, setor de manutenção dos parques da Disney
Crédito: Disney

Às vezes, esse trabalho é feito com drones, que inspecionam áreas de difícil acesso para humanos, como o topo da Spaceship Earth, no Epcot Center, ou embaixo d’água nos píeres das embarcações do resort.

A densidade das peças de madeira de todos os parques é verificada com uma ferramenta chamada Resistograph. Ela alerta os Imagineers – engenheiros e designers criativos da Disney, uma junção das palavras imagination (imaginação) e engineer (engenheiro) – no caso de alguma peça apresentar podridão interna e precisar ser substituída.

MAIS DO QUE MÁQUINAS NO CENTRAL SHOPS

Apesar de grande parte do trabalho no Central Shops ser voltada à engenharia, há também muito trabalho de acabamento e detalhes.

Além de fabricar as cabeças dos personagens (em uma sala ultrassecreta que a Disney não permitiu que fosse visitada), a instalação também realiza reparos nas fantasias dos personagens usadas nos parques da Flórida.

Sapatos se desgastam e detalhes se soltam enquanto Mickey e Buzz Lightyear interagem com os visitantes. Os stormtroopers também estão passando por uma renovação com a proximidade do Star Wars Day (4 de maio). As fantasias são compradas ali e passam por reforma, um processo que pode levar uma ou duas semanas.

Enquanto isso, os cavalos do carrossel do Magic Kingdom estão sendo restaurados. Eles têm grande valor sentimental, já que foram comprados pelo próprio Walt Disney.

Por isso, os cavalos esculpidos à mão em madeira de bordo recebem atenção especial – com retoques feitos por artistas e camadas antigas de tinta sendo cuidadosamente lixadas para não danificar os detalhes das esculturas.

Central Shops, setor de manutenção dos parques da Disney
Crédito: Disney

Alguns elementos minúsculos, que os visitantes talvez nem percebam, também são feitos no Central Shops, como os pelinhos do corpo de um filhote de elefante da Jungle Cruise, que precisam ser inseridos um por um manualmente.

É um trabalho detalhista, feito completamente longe dos olhos do público, para que os visitantes possam permanecer na bolha mágica da Disney.

Com mais de 115 atrações nos parques, além de mais de 50 experiências com personagens, o Central Shops é essencial para manter tudo funcionando e garantir que os parques mantenham sua reputação de serem "o lugar mais feliz da Terra".


SOBRE O AUTOR

Chris Morris é jornalista, escritor, editor e apresentador especializado em tecnologia, games e eletrônicos. saiba mais