Millennials compartilham no TikTok dicas de sobrevivência à recessão americana

Piora da perspectiva da população dos EUA em relação à economia encoraja a Geração Y a falar sobre experiências na crise de 2008

Crise americana inspira americanos vítimas da recessão de 2028 a darem dicas no TikTok
Deagreez via Getty Images, Freepik

María José Gutierrez Chavez 2 minutos de leitura

Foi dito aos millennials que a recessão de 2008 foi uma crise econômica "única em uma geração". Quase duas décadas depois, o déjà vu chegou.

Enquanto o mercado americano subiu após a decisão do presidente americano Donald Trump de suspender tarifas globais na maioria dos países — e os bancos globais redefiniram suas avaliações de risco de recessão —, os temores persistentes de colapso econômico estão levando os millennials ao TikTok.

"Ouçam seus amigos millennials"
Itzett Romero, criadora de conteúdo e profissional de marketing

Com tantas dúvidas e medos, a rede social se tornou uma vitrine na qual eles dão dicas de sobrevivência para a Geração Z. "Não entramos em pânico durante as recessões, nos preparamos para elas", disse a criadora de conteúdo e profissional de marketing Itzett Romero no TikTok. "Ouçam seus amigos millennials."

Itzett aconselhou seus 70.000 seguidores - parte da Geração Z - a "fazerem alianças". Assim, podem dividir o custo de assinaturas e itens de supermercado a granel com amigos e vizinhos.

"Não dá para se estressar comprando a granel e ANTECIPADO", comentou um usuário no vídeo de Romero. "Você não quer estar na loja quando todo mundo está em pânico."

GERAÇÃO X ENSINA: HORA DE COMPARTILHAR

Em outro vídeo, a usuária do TikTok @yaptrapped, que se formou na faculdade em 2011, também enfatizou o compartilhamento. "Faça amigos porque você pode compartilhar muito", disse ela. "Sobrevivemos muito tempo assim."

Nesse contexto, vários vídeos com conselhos financeiros também foram amplamente compartilhados. Em um deles, a criadora do TikTok, Rach to Riches, aconselhou as pessoas a "construírem seu fundo de emergência; você deve ter de três a seis meses de despesas de subsistência economizadas".

Saprina Danise, criadora focada em finanças pessoais, disse que reduzirá suas contribuições para a aposentadoria. "Qualquer valor acima da minha contribuição mínima, estou desviando para meu fundo de emergência em um futuro próximo", disse ela em um vídeo.

Outras dicas populares ofereciam receitas econômicas e estratégias de compras de supermercado. Os conselhos incluíam verificar a geladeira antes de ir ao mercado, preparar refeições com o que já está na despensa, comprar carne a granel para congelar, estocar alimentos duráveis, como atum em lata, e cozinhar do zero usando ingredientes secos, como feijão.

EMPREGOS PRECÁRIOS PARA OS MILLENNIALS

Outros criadores da Geração Y adotaram uma abordagem diferente. Eles compartilham apenas um vislumbre de como era a vida em 2008. "Trabalhando em empregos horríveis no varejo, ganhando pouco mais do que o salário mínimo, morando em casa com meus pais", relatou a usuária @sellingnwa em seu TikTok.

"Nos fins de semana, eu usava roupas casuais de negócios e ia a festas em casa." Ela explicou como o suco da selva — uma bebida alcoólica barata — era servido sem comida.

Um usuário comentou no vídeo dizendo que a Geração Y "sabe como festejar com orçamento limitado". "Você quer saber como sobreviver a uma recessão?", comentou outro usuário. Ela respondeu rapidamente na descrição: "Bebida barata, é assim".


SOBRE A AUTORA

María José Gutierrez Chavez é editora associada da Inc. e da Fast Company. Antes de ingressar na Mansueto Ventures, estagiou no The Bo... saiba mais