Web Summit Rio 2025 aposta em encontros temáticos e reuniões informais para estimular negócios

Com mais de 100 meetups programadas, evento investe em reuniões personalizadas e em espaço para troca

Crédito: Freepik

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

A inteligência artificial está avançando em ritmo acelerado. Novas tarifas comerciais estão redesenhando acordos entre países. E a tecnologia, mais uma vez, aparece como força que reorganiza não só a economia, mas também a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

A terceira edição do Web Summit Rio 2025 acontece neste contexto. De 27 a 30 de abril, o evento aposta nos encontros fora dos palcos para debater inovação na prática.

De acordo com Guilherme Carames, deputy country manager, o Web Summit Rio 2025 é um ponto de encontro global e acontece em um momento decisivo para o setor de tecnologia e inovação.

"Em meio a tensões comerciais, novas tarifas e uma ordem tecnológica em transformação, líderes do mundo todo vêm ao Rio para debater inovação, IA generativa, sustentabilidade e inclusão digital", diz.

Em 2024, o evento de tecnologia teve 47,5% de participação feminina.

Para além da programação formal dos palcos, o evento vai promover mais de 100 encontros informais e temáticos, para que a audiência compartilhe interesses parecidos em espaços menores. 

De acordo com Beatriz Mello, diretora global de parcerias do Web Summit, inteligência artificial, novas tarifas redesenhando as relações globais e o impacto da tecnologia são algumas das conversas que estarão no centro dos palcos. “Mas, como sempre, a experiência vai muito além dos palcos”, afirma.

MEETUPS FÍSICOS EM MEIO À REVOLUÇÃO DA IA

O modelo de meetups foi testado no Rio de Janeiro no ano passado e se expandiu na edição de Lisboa de 2024. Os participantes vão receber sugestões personalizadas de meetups no aplicativo oficial do evento, com base no perfil e nos gostos de cada um.

“Mesmo com o crescimento dos nossos eventos, queremos manter o clima de proximidade, conexão e troca genuína entre as pessoas”, afirma Beatriz.

A proposta é tornar o networking menos frio, mais espontâneo, para que ele aconteça com mais escuta e menos cartão de visita. “Essa abordagem já reuniu diversas comunidades de engenheiros de dados a mulheres que trabalham com IA”, afirma. 

Web Summit Rio 2025/ Women in Tech
Crédito: Web Summit/ Divulgação

Beatriz conta que um dos momentos mais simbólicos aconteceu ainda na noite de abertura do evento europeu, quando um meetup reuniu um grupo de mulheres para uma caminhada, antes da entrada oficial no espaço. O simples ato de andar e conversar permitiu que histórias começassem ali, antes mesmo dos grandes painéis.

Este ano, a agenda de inclusão também se amplia. O programa Women in Tech, um dos mais emblemáticos do Web Summit, retorna com uma nova iniciativa de embaixadoras. A ideia é que mulheres compartilhem suas trajetórias e desafios com outras participantes, construindo redes de inspiração e apoio.

Em 2024, o evento de tecnologia teve 47,5% de participação feminina e 45% das startups apresentadas no Summit do Rio de Janeiro eram lideradas por mulheres. Para o Web Summit Rio 2025, a projeção é aumentar ainda mais essa participação.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais