5 profissões para quem tem vocação para cuidar de pessoas
A dedicação ao próximo pode ser sua carreira, confira as dicas para ajudar na escolha

A escolha da profissão é um momento decisivo na vida de qualquer adolescente. Em meio às dúvidas, surge o questionamento: unir os interesses pessoais, ou fazer aquilo que possui habilidades e trará um bom retorno financeiro?
Esse dilema torna a escolha ainda mais complexa, porque, nos casos em que os jovens possuem a vocação de cuidar do próximo, há o falso conflito entre cuidar da vida profissional ou ajudar o próximo.
A realidade é que você consegue sim envolver essas duas áreas. Confira 5 profissões em que sua vocação não precisa ficar de lado:
- Leia mais em: 9 profissões perfeitas para quem é introvertido
- Enfermeiro: Diferentemente do que se imagina, um enfermeiro não está abaixo de um médico. Ambas as profissões são muito importantes e necessárias. O enfermeiro tem uma função diária com a comunidade, e é responsável por educar a população sobre práticas saudáveis, prevenção de doenças, vacinação e adoção de estilos de vida saudáveis.
Entre as atividades rotineiras do profissional, estão: administrar medicamentos, executar procedimentos médicos e oferecer suporte e conforto aos pacientes. O médico complementa o trabalho do enfermeiro, diagnosticando doenças e prescrevendo tratamentos.
- Assistente social: Nessa profissão, baseada na garantia a direitos básicos, o profissional será responsável por auxiliar famílias que não possuem acesso à alimentação, moradia, saúde, educação e capacitação profissional. Para isso, o dia a dia de um assistente terá atuações a nível local, como a mobilização dos usuários dos serviços, como também a nível governamental, propondo políticas públicas e mediando resoluções de direitos entre o Estado e a população.
O profissional será exposto a condições desafiadoras, ao entrar em contato com famílias às margens da população, mas o retorno é perceber que o seu trabalho mudou vidas, garantindo que crianças cresçam em ambientes mais estruturados e saudáveis.
- Pedagogo: A escola é um ambiente de formação e educação dos indivíduos, e é por isso que a comunidade escolar sempre precisa estar atenta aos sinais de retração social ou marcas físicas nas crianças. O pedagogo é o profissional com maior capacidade de gerenciar o processo de aprendizagem na educação básica. Para isso, o profissional precisará entender a realidade da sua escola e proporcionar um ambiente de ensino adaptado e de qualidade.
Além dessa responsabilidade relacionada à organização de uma escola, o pedagogo também pode ministrar aulas na educação infantil, na fase da alfabetização. Sua função também pode ultrapassar os limites das escolas, já que o pedagogo também pode atuar no departamento de recursos humanos de empresas, treinando os colaboradores e promovendo mudanças comportamentais.
- Fisioterapeuta: A atuação do fisioterapeuta é na recuperação de lesões ou problemas musculares de seus pacientes. Para isso, o profissional da saúde utiliza técnicas para restaurar os movimentos e a capacidade física do paciente. Apesar de sempre ser lembrado quando a lesão já ocorreu, o fisioterapeuta também tem um trabalho preventivo, com massagens, exercícios e tratamento à base de frio e calor.
A área de atuação mais comum é no esporte, em que o profissional faz avaliações em atletas, para verificar seu verificar o condicionamento físico.
- Médico: A profissão mais popular quando se pensa em cuidar do próximo. Com auxílio de todos os outros profissionais da saúde, o médico irá tratar e curar doenças. Ele trabalha investigando os sintomas dos pacientes para identificar as causas dos problemas que os afetam. As áreas de atuação são muito diversificadas, como aquelas relacionadas ao esporte, ao trauma e à pesquisa, por exemplo.
As profissões relacionadas ao cuidado ao próximo possuem um retorno enorme à sociedade, seja no quesito financeiro como sentimental. Afinal, há uma beleza muito grande ao dedicar sua vida para quem mais precisa.