5 truques para deixar seu LinkedIn irresistível para os recrutadores
A rede social é ideal para quem está buscando emprego ou para criar networking e, a depender das suas publicações, você pode receber mais visualizações no perfil

O LinkedIn se consagrou como uma das maiores redes sociais para busca de emprego, mas sua utilidade não para por aí. Até mesmo quem já possui um cargo de interesse continua utilizando a rede In, com o objetivo de se conectar com pessoas de influência na área, ou para vender produtos e serviços.
Seja qual for sua finalidade, as publicações possuem alguns tópicos a serem seguidos para alcançarem o público-alvo com mais assertividade. Confira 5 dicas para conquistar o recrutador da vaga dos seus sonhos.
- 1. Tenha um perfil completo: Para que o time do RH te considere para a vaga, ele precisa te conhecer, e isso exige que suas informações vão além de um simples nome e cargo de interesse. Ainda mais do que isso, o funcionamento do LinkedIn é similar ao do Google: quanto mais completo e com técnicas, mais ele aparecerá em destaque na barra de pesquisa. Você precisa ser o primeiro resultado quando o recrutador digita as informações da vaga.
- 2. Categorize seu perfil com palavras-chave estratégicas: Tudo depende do seu interesse. Se você busca uma vaga na área da comunicação de alguma empresa, você precisa buscar os requisitos das vagas ofertadas por essa instituição e utilizá-las como palavras-chave no seu perfil. Pesquisar as habilidades necessárias para o seu cargo de interesse vai te ajudar em diversas fases do processo seletivo, inclusive na entrevista, na qual você precisa provar que se encaixa com a posição oferecida pela corporação. A opção “fale sobre” é uma mina de ouro nesse assunto. Utilize tags estratégicas e mantenha seu perfil sempre atualizado. Seu trabalho acadêmico foi aprovado para ser apresentado em um congresso? Essa é uma ótima forma de mostrar a sua relevância na área!
- 3. Descreva suas conquistas e habilidades no resumo profissional: O seu resumo profissional é uma carta de apresentação para o recrutador. Nessa área do LinkedIn é interessante que você coloque sua trajetória profissional — como a graduação que cursou, estágios e voluntariados — com um toque da sua personalidade. Nem tudo precisa ser tão mecânico, você precisa se mostrar uma pessoa interessante para o recrutador. Uma dica interessante é relatar em qual aspecto cada uma das suas experiências foram essenciais para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
- 4. Preencha as competências e recomendações: Na opção “Competências e Recomendações”, você irá reafirmar as habilidades requisitadas na vaga. Nesse caso, é interessante que você utilize palavras e expressões que são correspondentes ao conhecimento do setor que você possui, como ferramentas e tecnologias, competências interpessoais, idiomas e outros. Já na área de "Recomendações” você vai solicitar o envio de recados dos seus amigos ou colegas de trabalho. Assim, quando o time do RH entrar no seu perfil, ele verá que existem pessoas que gostaram do seu trabalho e indicam suas habilidades e relacionamentos interpessoais.
- 5. Capriche nas “Experiências profissionais”: Diferente do campo do resumo profissional, aqui você será mais assertivo nas informações técnicas das vagas que já ocupou, como o nome do cargo e da empresa, quanto tempo ficou nele e palavras-chave para descrever as funções que desempenhava. Nesse último ponto, priorize a descrição em tópicos, para deixar seu perfil mais fluido e dinâmico.
Vale citar ainda que o LinkedIn não precisa ser o seu inimigo na busca de recolocação no mercado de trabalho, utilizando as técnicas adequadas e se atentando às descrições das vagas, você pode utilizar a rede como seu aliado.