3 habilidades subestimadas que tornam pessoas introvertidas bem-sucedidas
As pessoas mais quietas, geralmente, não são consideradas para cargos de liderança, mas possuem habilidades que combinam ainda mais com a posição

Na pré-escola, quem fala mais alto, participa das atividades e possui mais amigos é, geralmente, considerada uma pessoa comunicativa. No entanto, esse não é o único perfil para uma pessoa bem-sucedida. Introvertidos também podem ser bons líderes e alcançar cargos de confiança em grandes empresas.
Caso você se enquadre nesse perfil mais quieto, que prefere ouvir a falar ou que não gosta de ser o centro das atenções, confira essas três habilidades subestimadas que tornam pessoas introvertidas bem-sucedidas, segundo reportagem da CNBC. Inspire-se para continuar almejando uma carreira de sucesso.
- Leia mais em: 9 profissões perfeitas para quem é mais introvertido.
1. Construir boas relações, sem precisar ser a pessoa mais comunicativa do ambiente
Normalmente, os introvertidos não são escutados a longas distâncias de onde estão. Eles costumam estar em pequenas rodas de conversa, ou até mesmo com uma única pessoa. Ao contrário do que as pessoas imaginam, isso pode ser um grande indicativo de que essas relações construídas serão duradouras.
Ao conversar intimamente com um único amigo, você consegue prestar mais atenção nos detalhes, sem ser interrompido por uma história paralela de um outro integrante do grupo — é claro, participar de rodas de conversa também pode ser benéfico, mas introvertidos não perdem ao se concentrar em uma única pessoa.
Quem lembrará de pequenos acontecimentos da sua vida, de alguma alergia que você possui, ou até mesmo do nome da sua mãe, geralmente, será um introvertido. Por mais pequeno que isso seja, ao longo do tempo, uma relação baseada na lealdade e confiança será formada.
Como aproveitar ainda mais essa habilidade?
- Faça perguntas que demonstrem que você prestou atenção no que seu amigo ou colega te contou, como "Seu cachorrinho está melhor?.
- Não fique calado durante toda a conversa. Pessoas gostam de ser escutadas, mas você precisa demonstrar que está fazendo isso.
2. Comunicar-se com clareza e propósito
Os introvertidos não falam apenas por falar. Por trás de cada palavra, há uma intenção. Em meio a ambientes com uma poluição sonora muito grande, eles são as pessoas ideais para se ter uma conversa, porque são focados e atenciosos, e falam com propósito.
Para aproveitar ainda mais essa habilidade?
- Caso você seja uma pessoa introvertida, veja as pautas que serão tratadas na reunião ou encontro, e prepare um ou dois pontos que você acredita que irão contribuir para a conversa ou decisão.
- Se você for o líder da reunião, compartilhe seus pensamentos e questões, para que as pessoas entendam o objetivo e o resultado a qual você pretende chegar. Não se esqueça também de convidar os participantes a colaborar com a conversa.
- Não espere o momento perfeito para fazer suas contribuições. Pequenas janelas podem se abrir entre assuntos para você também participar.
3. Preparar-se como um movimento de poder
Uma característica comum aos introvertidos é que eles precisam se preparar previamente para a situação que estarão envolvidos. Eles podem não perceber, mas isso traz benefícios para todos os funcionários de uma empresa ou para os participantes de uma reunião, porque quanto mais preparo para uma ocasião, melhores serão os resultados.
Outro bônus dessa característica, é que os introvertidos já chegam no local com as dúvidas separadas e, provavelmente, não as levarão para casa, diferente de quem chega em uma aula ou reunião sem saber do que se trata.
Como aproveitar ainda mais essa habilidade?
- Simule, previamente, o evento que você marcará presença. Apresente as ideias para um familiar ou para frente do espelho, a fim de entender o grau de afinidade que você desenvolveu com o tema.
- Se for treinar sozinho, não esqueça de se gravar. E para melhor aproveitamento dessa simulação, peça feedbacks de quem escutou, caso conte com a ajuda de alguém.
Entender e aproveitar o poder das habilidades das pessoas introvertidas é a chave para conquistar ambientes de trabalho ou acadêmicos ainda mais satisfatórios. Não há barreiras para as pessoas mais quietas, e elas podem ser a peça essencial para a solução de um problema.