É isso que pessoas bem-sucedidas fazem para parecer mais genuínas e confiáveis
Desenvolver uma reputação de confiança pode ser mais simples do que parece; veja 3 maneiras eficazes de fazer isso

O desconforto social é um sentimento mais comum do que parece. Ele está presente nas conversas com silêncios constrangedores, nas negociações salariais e nas dinâmicas diárias de trabalho. Quase todo mundo, em algum momento, se vê em interações desconfortáveis seja ao dar um feedback, lidar com diferenças hierárquicas ou tentar se encaixar em um novo ambiente profissional.
Pessoas bem-sucedidas sabem que não basta apenas sorrir e concordar com tudo para parecerem confiáveis. Em vez disso, esse tipo de pessoa cultiva uma comunicação mais honesta, precisa e autêntica.
Confira abaixo 3 atitudes que ajudam a construir uma reputação de confiança, segundo especialista ouvido pela CNBC Make It:
1. Questionar a “cultura da gentileza”
Em muitos ambientes de trabalho, o excesso de elogios vazios e a relutância em dar opiniões sinceras criam uma falsa sensação de harmonia. Esse comportamento pode parecer simpático, mas muitas vezes não reflete o que as pessoas realmente pensam.
Uma forma eficaz de mudar isso é propor conversas mais autênticas. Por exemplo, antes de uma apresentação, pergunte: “E se todos nós déssemos três sugestões de melhoria e três pontos fortes sobre o que foi apresentado?”. Essa abordagem abre espaço para críticas construtivas e uma cultura mais honesta.
2. Ser específico e direto
Ao dar um feedback positivo ou negativo fuja das generalizações. Comentários genéricos como “foi bom” ou “não gostei” não ajudam no crescimento de ninguém. Já dizer “sua apresentação usou muitos jargões que dificultaram a compreensão” é muito mais útil e respeitoso.
Da mesma forma, elogie com clareza, em vez de dizer apenas “parabéns”, explique o que exatamente foi bem feito. Isso não só torna o elogio mais significativo, como também fortalece a credibilidade de quem o faz.
3. Propor mudanças
Se você está em um ambiente onde a honestidade direta ainda não é uma norma, comece pequeno. Proponha mudanças em assuntos triviais, como sugestões sobre o que incluir na copa do escritório ou ajustes em reuniões.
Essas pequenas ações ajudam a acostumar as pessoas a uma cultura de feedback mais verdadeiro. Com o tempo, isso abre caminho para conversas mais difíceis, com maior confiança e menos resistência.
Pessoas bem-sucedidas não são aquelas que concordam o tempo todo são aquelas que sabem comunicar a verdade de forma respeitosa e construtiva.