Esta é a melhor hora do dia para resolver os seus problemas

Os problemas surgem em todos os horários do dia, mas parar para resolvê-los a todo momento pode não ser o ideal

mulher com expressão serena resolvendo problemas durante a madrugada.
Acordar de madrugada pode não ser um grande problema quando você resolve pendências durante a insônia. Crédito: Freepik.

Redação Fast Company 3 minutos de leitura

Um barulho vindo do vizinho, um sonho ruim ou o excesso de cafeína do dia anterior. São diversos os motivos para acordar ao longo da madrugada, e alguns deles fazem com que você demore a adormecer novamente, pensando em como resolver seus problemas.

Há quem fique sem saber o que fazer, variando entre um sono leve e o momento de despertar que se aproxima cada vez mais. No entanto, a madrugada pode ser o momento ideal para colocar as pendências em dia e planejar os próximos afazeres. 

O que há de diferente na sua mente durante a madrugada?

Segundo Katherine Green, diretora médica de medicina do sono da UCHealth, no Colorado (EUA), para matéria da Fast Company, pausas no meio do sono profundo — aquele em que você dorme a madrugada toda — são importantes para a consolidação da memória e do aprendizado visto no dia anterior.

Outro benefício desse despertar aleatório pode ser a proteção contra notificações excessivas — afinal, respeitar o sono do colega de trabalho é muito importante, mesmo que ao longo da madrugada aconteçam interrupções naturais. As notificações atrapalham o fluxo de concentração em uma atividade, por isso, optar por tirar uma ideia do papel em horários não convencionais pode te proteger desse fato. 

De acordo com Madan Kandula, médico e fundador da rede Advent, em Wisconsin (EUA), também em matéria da Fast Company, o sono interrompido na madrugada colaborou para que ele tivesse grandes ideias, e isso foi o diferencial para ampliar as unidades do seu negócio. “É quando os problemas do dia anterior passam a ter saídas possíveis", complementa o médico.

Outros usuários assíduos dessa técnica de interrupções na noite de sono foram Albert Einstein e Salvador Dalí. O termo correto é hipnagogia, um estado de consciência entre o sono e a vigília, em que a mente fica mais calma e sem distrações, segundo Green.

No entanto, o uso desse despertar aleatório deve ser com cuidado. O estudo chamado "Mind after Midnight” (A mente depois da meia-noite, em tradução livre), realizado por pesquisadores da Universidade do Arizona, alerta que os pensamentos de risco podem ser mais comuns durante a madrugada, com ideias negativas, repetitivas e impulsivas.

Kadula disse que o despertar na madrugada o deixa grogue no dia seguinte e, por isso, o ideal é ter um sono completo, de no mínimo 7 horas. Por isso, caso acordar durante a madrugada seja frequente para você, é ideal procurar um especialista.

No entanto, se forem ocasiões pontuais, lembre-se de deixar um caderninho ao lado da cama. Para anotar as ideias que surgiram e poder comentá-las no dia seguinte.

Como utilizar o despertar aleatório da melhor maneira possível?

Para Rebecca Zhou, CEO da Soft Services, uma marca de cuidados corporais de Nova York, em matéria da Fast Company, as ideias que surgem na madrugada precisam ficar algumas horas na gaveta, como se elas estivessem amadurecendo. 

“Se a mesma ideia continuar voltando durante o dia, aí compartilho com alguém da equipe em quem confio, para ver a reação da pessoa e decidir se vale a pena seguir essa pista”, comenta Rebecca.

Annika Carroll, coach de sono e saúde que vive em Manitoba, no Canadá, tem uma tese de que o aproveitamento ideal do acordar no meio da madrugada acontece quando se evita acordar completamente.

Isso acontece porque a parte do cérebro responsável por causar a “síndrome do impostor”, o córtex pré-frontal, fica menos ativo nesse horário. No entanto, a resolução de problemas durante a madrugada precisa ser usada com cautela, ainda mais quando ela vier acompanhada de uma carga emocional negativa.

Com informações de Alina Dizik, em matéria da Fast Company.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais