Este é o segredo diário de um bilionário para alcançar o sucesso

O fundador da Associação Bridgewater, Ray Dalio, compartilhou qual é o segredo para o sucesso, na sua visão

mão de uma pessoa segurando um dardo de tiro ao alvo
Manter-se focado no que realmente importa é o segredo para o sucesso. Créditos: Freepik.

Louize Lazzarim 1 minutos de leitura

Em meio às mudanças rápidas e drásticas na tecnologia, economia e geopolítica, é preciso manter o foco no que realmente importa, a fim de alcançar o sucesso, seja ele pessoal ou profissional. 

Para o bilionário e fundador da Associação Bridgewater, Ray Dalio, em matéria da CNBC, o avanço da tecnologia pode ser usado em guerras, e vai criar um grande deslocamento de pessoas — e isso será ainda mais importante em 10 anos.

Tudo isso afeta o dia a dia dos indivíduos, mas para se manter calmo e em equilíbrio em meio a essas questões, Dalio pratica meditação. Segundo o fundador da Bridgewater, essa prática é uma forma de se manter conectado com o universo e com as pessoas - o que leva as pessoas mais facilmente ao sucesso.

5 forças que mudam o mundo

Dalio também adiciona que as 5 forças que colaboram para que o mundo esteja em constante mudança são: dívidas do governo, populismo, conflitos, clima e tecnologia.

Dalio foi uma das pessoas que previu a dívida crescente da América, que chegou a $36.2 trilhões. Uma solução apontada pelo bilionário é a de que o déficit precisa sair de 7,2% para 3% do GDP (produto interno bruto).

Outra questão apontada por Dalio foi o populismo, que na visão do bilionário ultrapassa os conceitos de esquerda e direita, porque há diferenças irreconciliáveis entre os dois lados.

“Eles estabelecem as regras... mas há uma mudança na ordem mundial à medida que as potências emergentes desafiam as potências em declínio existentes". complementa Ray, que acredita no controle dos Estados Unidos sobre o mundo.

A quarta força, o clima, tem um grande impacto na quantidade de mortes, que supera o número de vítimas de todas as guerras que aconteceram ao longo da história.

A quinta força, a tecnologia, é descrita por Dalio como a inventividade dos indivíduos. As lições de Dalio trazem a reflexão de que tudo está conectado, e que as 5 forças trazem consequências, cada uma à sua maneira. No entanto, é importante manter o foco naquilo que pode ser feito, e praticar a meditação para manter-se conectado com si mesmo e alcançar o sucesso.


SOBRE A AUTORA

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escritora do livro "Sem Intervalo para Sorrir: Memórias do 29 de abril de 2015... saiba mais