3 hábitos comprovados por Harvard que ajudam a viver melhor e mais feliz

Pequenas mudanças no dia a dia podem trazer bem-estar duradouro

Mulher correndo em estrada rosa
O caminho mais eficaz para o bem-estar está na adoção de hábitos saudáveis e constante.Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Uma vida feliz é o desejo de todos, mas muitos ainda buscam esse objetivo em lugares errados. Associar felicidade apenas a bens materiais, status ou dinheiro pode ser um equívoco.

Segundo a professora Laurie Santos, especialista em felicidade formada pela Universidade de Harvard, o caminho mais eficaz para o bem-estar está na adoção de hábitos saudáveis e constantes e não em conquistas externas.

De acordo com a CNBC Make It, a maioria das pessoas têm dificuldade em prever o que realmente traz felicidade. Embora promoções, salários altos ou reconhecimento profissional possam gerar satisfação momentânea, é mais provável que o bem-estar venha de práticas simples ligadas à saúde emocional, física e aos vínculos sociais.

Ela destaca que abrir mão do descanso, exercícios ou tempo com pessoas queridas em nome de metas financeiras pode comprometer o equilíbrio emocional. Segundo uma pesquisa do Journal of Personality and Social Psychology, priorizar a conexão humana, o sono adequado e a gratidão cotidiana traz benefícios duradouros à saúde mental e à qualidade de vida.

Confira abaixo 3 hábitos rápidos e cientificamente comprovados para aumentar os níveis de felicidade:

1. Registrar momentos de gratidão

Manter um diário de gratidão é uma das formas mais eficazes de promover bem-estar. Escrever diariamente sobre aquilo que gera contentamento, como ter um lar seguro, bons relacionamentos ou momentos agradáveis  pode melhorar o humor, reduzir o estresse e fortalecer a saúde emocional. Outras formas de exercitar a gratidão, como agradecer alguém por uma gentileza ou refletir sobre gestos positivos, também geram bons resultados.

2. Dormir melhor

Dormir pelo menos sete horas por noite contribui para o bom funcionamento do cérebro, melhora o humor e reduz os riscos de doenças. Adotar rotinas simples, como deixar o celular fora do quarto e manter um horário fixo para dormir, pode ser suficiente para transformar a qualidade do sono e, consequentemente, o bem-estar físico e mental.

3. Conversar mais com pessoas próximas

Conversas presenciais ou em tempo real com amigos, familiares e até conhecidos do dia a dia podem aumentar os níveis de felicidade e diminuir a sensação de solidão. Interações rápidas e frequentes, mesmo que breves, promovem estímulos positivos ao cérebro e fortalecem o senso de pertencimento, independentemente da personalidade de cada um.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais