Adeus, Skype: confira 3 opções para quem ficou órfão da plataforma

Os usuários que permaneceram nos mais de 10 anos da plataforma da Microsoft precisarão migrar para outras plataformas; confira algumas dicas

duas pessoas conversando por chamada de vídeo
A plataforma foi descontinuada logo no início de maio, e o suporte da Microsoft incentiva a migração para o Teams. Crédito: Imagem gerada com auxílio de IA Chat GPT.

Louize Lazzarim 2 minutos de leitura

Na última segunda-feira (5), a Microsoft desativou oficialmente o serviço de videochamadas Skype, após duas décadas de operação.

Na aba de suporte da Microsoft, a empresa sugere que os usuários migrem ao Microsoft Teams Free, com a possibilidade de resgatar todos os dados da antiga plataforma e passá-los para a nova. No entanto, caso o usuário não seja adepto ao Teams, é possível exportar seus dados do Skype. 

Se você era fã da plataforma e agora busca uma nova opção que combine ligação para telefones fixos e celulares, chamadas de vídeo e áudio gratuitas, compartilhamento de tela e envio de mensagens e arquivos, confira abaixo 3 alternativas ao Skype:

1. Discord

Essa plataforma tem amplo uso entre os gamers, mas possui funcionalidades que podem ser aproveitadas por estudantes, equipes de trabalho e grupos de interesse em geral. Ele permite bate-papo por voz, vídeo e texto de forma rápida e fluida, o que o torna ideal para reuniões, jogos em equipe, estudos ou qualquer tipo de colaboração em grupo. Um uso útil pode ser o dos bots, que aceitam comandos por voz ou texto.

Para organizar os grupos de trabalho, os usuários podem criar servidores personalizados e dividir os tópicos em canais. Além disso, é possível enviar imagens, vídeos, documentos e links diretamente nas conversas, facilitando o compartilhamento de conteúdo entre os membros.

2. Zoom

Popularmente conhecido entre alunos e professores, já que é a plataforma que as universidades EAD optam por transmitir suas aulas, o Zoom também oferece reuniões online, aulas virtuais, webinars e encontros colaborativos à distância.

Uma funcionalidade interessante é que ele permite um grande número de usuários ao mesmo tempo na chamada, com compartilhamento de tela, quadro branco virtual, salas simultâneas (breakout rooms) e gravação das sessões.

3. Google Meet

A ferramenta de videoconferência do Google permite reuniões online de forma simples, rápida e segura. O maior benefício oferecido pela plataforma é a integração com os demais serviços da Google, como Gmail, Google Agenda e Google Drive. Isso facilita para ambientes de trabalho de RH, por exemplo, já que o agendamento e criação de salas é rotineiro e frequente.

Aos usuários de ferramentas de videoconferência que estão saturados de sempre precisar instalar um novo aplicativo, o Google Meet pode ser uma alternativa, já que funciona pelo navegador.

O Skype marcou gerações, mas o número de usuários mensais caiu para 36 milhões em 2023, redução drástica quando comparada aos 300 milhões em 2016.


SOBRE A AUTORA

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escritora do livro "Sem Intervalo para Sorrir: Memórias do 29 de abril de 2015... saiba mais