ChatGPT puxa-saco? IA recebe nova atualização após críticas de usuários; entenda

Sam Altman, o CEO da OpenAI, admitiu a falha e prometeu correção do erro; saiba mais

Bate-papo ChatGPT aberto no laptop
Usuários relataram que a Inteligência Artificial passou a se comportar de forma excessivamente bajuladora, o que gerou desconforto e críticas. Créditos: Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A OpenAI anunciou, no último sábado (3), a reversão de uma atualização do modelo GPT-4o, que alimenta o ChatGPT, após receber uma série de reclamações dos usuários da IA sobre o comportamento do chatbot. 

Foi relatado que a Inteligência Artificial passou a se comportar de forma excessivamente bajuladora, o que gerou desconforto e críticas.

Após isso, a própria empresa reconheceu o problema. O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou em uma publicação na rede social X (antigo Twitter) que as últimas atualizações tornaram o modelo "muito bajulador e irritante", embora tenham trazido outros aspectos positivos. Segundo ele, a equipe trabalha em correções que devem ser aplicadas gradualmente ao longo da semana.

De acordo com o portal Engadget, a empresa afirmou que o objetivo da correção é tornar as respostas do ChatGPT mais equilibradas e naturais. As mudanças começaram a ser implementadas nos últimos dias.

A alteração de comportamento foi percebida logo após o lançamento oficial do GPT-4o, na última semana. Durante o fim de semana, usuários relataram que o chatbot estava excessivamente simpático e prolixo em seus elogios, o que levantou questionamentos sobre a naturalidade da interação.

Para evitar novos episódios semelhantes, a empresa informou que pretende refinar os métodos de treinamento e os prompts utilizados, além de implementar proteções adicionais durante o processo de aprendizado dos modelos. As medidas têm como objetivo aumentar a honestidade e a transparência da ferramenta.

A OpenAI também informou que pretende oferecer mais recursos para que os usuários personalizem o comportamento padrão do ChatGPT e participem ativamente dos testes de novos recursos antes de seu lançamento oficial.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais