As 4 previsões mais impressionantes de Stephen Hawking
Conhecido por seus estudos sobre buracos negros e a teoria da relatividade, ele fez incontáveis previsões ousadas sobre o futuro da humanidade

Conhecido mundialmente por seus estudos sobre buracos negros e a teoria da relatividade, Stephen Hawking também fez incontáveis previsões ousadas sobre o futuro da humanidade. Dentre elas, o físico britânico abordou temas como Inteligência Artificial, aquecimento global, vida fora da Terra e até mesmo o risco de extinção da espécie humana. Veja mais detalhes abaixo.
O CNBC Make It destaca que entre suas previsões mais marcantes, está a possibilidade de a Terra se tornar inabitável até o ano 2600. Segundo ele, a superpopulação e o consumo excessivo de energia poderiam transformar o planeta em uma “bola de fogo”, exigindo que os seres humanos busquem abrigo em outros planetas.
Para evitar a extinção, ele defendia a colonização de outros mundos dentro de um prazo de 100 anos. Outro alerta recorrente tinha a ver com o avanço da Inteligência Artificial. Hawking classificou a IA como potencialmente o “pior evento da história da civilização”, caso não sejam criadas formas eficazes de controle.
Embora reconhecesse os benefícios da tecnologia para combater a pobreza e as doenças, ele alertava para riscos graves, como o uso militar, a opressão por parte de elites e o colapso econômico causado por automação descontrolada.
Hawking também expressou preocupação com o aquecimento global. Ele afirmou que a crise climática poderia atingir um ponto irreversível, tornando a Terra semelhante a Vênus, com temperaturas extremas e chuva de ácido sulfúrico.
Por fim, Hawking não descartava a existência de vida fora da Terra. Em 2015, uniu-se ao bilionário russo Yuri Milner no projeto Breakthrough Initiatives, que usa supercomputadores para buscar sinais de vida inteligente no universo. Ele via essa busca como uma das maiores questões da humanidade e refletia sobre a possibilidade de sermos observados por outras civilizações ou estarmos sozinhos em meio ao silêncio cósmico.