Gaslighting no trabalho? Veja como identificar e lidar com chefes manipuladores

O seu desconforto pode não ser coisa da sua cabeça

chefe sentado brigando com o funcionário em pé
Além de identificar se o seu chefe está ou não fazendo gaslight com você, é interessante entender qual tipo de perfil dentro da manipulação ele corresponde. Créditos: Freepik.

Redação Fast Company 1 minutos de leitura

As relações interpessoais no ambiente de trabalho nem sempre são tão boas como imaginamos ao iniciar em uma empresa e ao conhecer os chefes ou superiores. Pedir ajuda pode ser sinal de desleixo para alguns, enquanto outros recebem a solicitação como sinal de interesse e empenho.

Para esses ruídos de comunicação, é comum que aconteçam situações caracterizadas por gaslight, que é uma forma de manipulação de um chefe ou superior usando um tipo de abuso psicológico para que a outra pessoa duvide de sua própria sanidade.

Em algumas situações, o manipulador não percebe o que está fazendo, já que acredita fielmente na sua opinião própria. O que acontece nesse caso é uma “dança do gaslight”, quando uma pessoa se mostra forte e confiante ao expor sua opinião, enquanto outra é coagida a acreditar. Independente da situação, é importante entender se você está passando por isso e como lidar, para isso confira algumas dicas abaixo:

1. Identifique o manipulador

Além de identificar se o seu chefe está ou não fazendo gaslight com você, é interessante entender qual tipo de manipulação ele usa. Ele desempenha esse papel te ameaçando de uma punição, como uma demissão, ou ele apenas faz jogos psicológicos?

Nas situações em que os chefes não estão em contato direto com os funcionários, é mais fácil continuar se adequando ao ambiente. No entanto, se você precisa manter diálogos diários com superiores manipuladores, o ideal é que você repense sua trajetória na empresa e considere pedir ajuda.

2. Interromper o que te incomoda

Se algo te causa desconforto, você não está errado em se retirar. Falas como "você é sensível demais” comprovam ainda mais que alguma coisa não está certa e você não é obrigado a aceitar.

3. Não negocie seus princípios

Quando alguém não está disposto a entender o seu lado, uma discussão não vai mudar a situação. Se você se manter em ambientes como esse, em que chefes manipuladores tentam te controlar, é possível que você perca a sua identidade. Reconsidere a procura de um psicólogo ou terapeuta.

Com informações de Robin Stern, via Fast Company.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais