A habilidade que todos deveriam dominar até os 25 anos, segundo especialista

Essa habilidade melhora o desempenho profissional e também ajuda nos relacionamentos pessoais

Mulher olhando para post it no serviço
A hiperconexão compromete a capacidade de concentração e, se mantida até os 25 anos, pode gerar danos permanentes, uma vez que o córtex frontal responsável pelo foco. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Conseguir manter o foco em meio a tantas distrações tecnológicas tornou-se um verdadeiro desafio, especialmente para geração mais nova. Por isso, a principal habilidade que todos deveriam dominar até os 25 anos tem a ver com a capacidade de se concentrar.

Segundo Jonathan Haidt, psicólogo social e professor da Universidade de Nova York, o uso excessivo de mídias sociais e smartphones está destruindo a capacidade de concentração dos jovens, comprometendo o desenvolvimento desta habilidade fundamental para o sucesso pessoal e profissional.

De acordo com a CNBC Make It, adolescentes entre 13 e 18 anos passam, em média, oito horas e 39 minutos por dia em frente às telas, segundo um relatório de 2021 da Common Sense Media. Além disso, em 2023, outro estudo nomeado "Constant Companion" revelou ainda que esses jovens recebem cerca de 240 notificações diárias e verificam seus celulares mais de 100 vezes ao dia.

Na prática, a hiperconexão compromete a capacidade de concentração e, se mantida até os 25 anos, pode gerar danos permanentes. Isso porque, o córtex frontal - responsável pelo foco e pela tomada de decisão - deixa de se desenvolver nessa fase.

É importante citar que a dificuldade de manter o foco não afeta apenas o desempenho profissional, mas prejudica também os relacionamentos pessoais, tornando as comunicações superficiais e a construção de laços realmente profundos muito mais difícil.

Para recuperar a capacidade de concentração, a recomendação é um "detox digital", reduzindo drasticamente o uso do celular por pelo menos um mês. Esse desafio pode ser mais eficaz quando realizado em grupo, envolvendo amigos e familiares. Durante esse período, é indicado substituir o tempo nas redes sociais por atividades produtivas, como leitura, escrita ou assistir a um filme completo, sem interrupções.

Outra estratégia para aprimorar essa habilidade é ouvir música, já que ela ajuda a reduzir o estresse e o cortisol, facilitando a concentração. No entanto, vale citar que músicas tristes ou muito marcantes podem atrapalhar o processo, pois existe uma conexão direta entre emoções e a capacidade de foco.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais