Quer trocar de emprego? Confira 5 dicas para saber se é a melhor opção
Os momentos mais decisivos na vida de um trabalhador acontecem quando ele precisa analisar prós e contras para seguir em uma nova empresa

As propostas de emprego podem surgir em momentos totalmente inesperados e a decisão deve ser pautada em aspectos como remuneração, ambiente de trabalho e oportunidades de crescimento.
Localidade, equipe e benefícios também são questões decisivas neste momento. Isso porque o trabalho pode oferecer o melhor salário, mas se for muito longe da sua casa e te causar muito estresse para chegar até ele isso pode afetar a sua vida pessoal - e até a sua saúde- - e fazer com que a troca não valha a pena.
Confira 5 dicas para tomar uma decisão quando receber proposta de emprego, segundo o Bora Investir, blog oficial da B3, a bolsa de valores do Brasil.
1. Crescimento na empresa
Caso você ainda esteja no início de carreira e entre em um cargo inferior no nível de hierarquia da empresa, pergunte ao recrutador se há chances de promoções na empresa. Se a empresa está disposta a crescer com você, é um bom sinal.
2. Espírito de equipe
Ao iniciar um processo seletivo em uma empresa, dificilmente você terá certeza de como será tratada pela equipe. No entanto, você pode ficar atento aos sinais durante a entrevista, para perceber como o chefe ou superior se refere aos integrantes da equipe.
3. Segurança e estabilidade
Um bom sinal de que o emprego te garantirá um futuro promissor é a análise do modelo de trabalho. Regimes de CLT, ou até mesmo PJ com resoluções bem definidas, são os que apresentam mais benefícios.
4. Impacto financeiro
Nem sempre uma troca será acompanhada de um progresso no salário, já que a escolha pode priorizar a qualidade de vida. Isso acontece quando o antigo ambiente de trabalho não era saudável - e essa é uma decisão muito sábia, mas que exige programação financeira.
5. Horas de trabalho
Um equilíbrio muito necessário no dia a dia é o que ocorre entre a vida pessoal e o trabalho. Nem tudo se resume à jornada de trabalho, já que o indivíduo também precisa ter tempo para se dedicar ao lazer, caso aceite este novo emprego.