Duas mudanças simples que vão aumentar sua autoconfiança no trabalho

Para desenvolver autoconfiança, vale a pena pensar nos momentos em que você se sentiu mais poderoso e também criar o seu próprio "pitch de vendas"

Crédito: Freepik

Lydia Fenet 3 minutos de leitura

Outro dia eu estava nos bastidores de um evento beneficente conversando com uma pessoa que estava prestes a fazer um discurso na frente de 550 pessoas, em homenagem à sua antiga escola.

Ela estava visivelmente nervosa: andava de um lado para o outro, respirava fundo para tentar controlar a adrenalina, estalava as mãos e olhava para a saída do palco como se quisesse fugir a qualquer momento.

Trabalho há mais de 20 anos como leiloeira de caridade e tenho experiência em diversos palcos pelo mundo. Já comandei salas lotadas de milhares de pessoas, então sei exatamente como é essa sensação.

No começo da minha carreira, passei muitas noites com esse mesmo frio na barriga. Mas, depois de mil e uma noites no palco, aprendi na prática o que é preciso para ganhar confiança (e mantê-la), tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Veja a seguir duas mudanças simples de mentalidade que qualquer pessoa pode adotar para se sentir mais confiante ao entrar em qualquer ambiente.

1. Encontre seu "método de ativação"

Sempre que entro no palco como leiloeira, levo um pequeno martelo (daqueles de leilão, mesmo) para bater três vezes e chamar a atenção da plateia. Depois de anos ouvindo esse som, passei a associar esse hábito à versão mais confiante de mim mesma.

Quando, por acaso, eu esquecia o martelo, improvisava com o que houvesse por perto – um saleiro da mesa, um batom ou até um disco de hóquei, como quando fiz um leilão em uma arena.

Descobri que posso usar esse “método” também fora do palco. Sempre que vou entrar em uma reunião difícil ou apresentar algo importante e percebo que estou nervosa, fecho os olhos e imagino o som do martelo batendo. Isso me ajuda a lembrar de endireitar os ombros, sorrir e entrar no ambiente como se eu mandasse ali.

Crédito: Warner Bros.

Para meu livro "The Most Powerful Woman in the Room Is You" (A mulher mais poderosa da sala é você, em tradução livre), entrevistei atletas profissionais, CEOs e líderes de destaque e percebi que quase todos tinham sua própria versão desse “método de preparação”.

Pode ser uma frase de efeito, um gesto ou um objeto físico – o que importa é ter algo que te ajude a acessar sua força e autoconfiança nos momentos em que elas parecem sumir.

Então, para fortalecer sua confiança, dedique um tempo pensando em quando você se sente mais poderoso. Crie sua própria frase, gesto ou ritual que possa usar sempre que estiver inseguro. Deixe esse método ser o seu botão de ligar o “modo confiante” para seguir em frente com mais firmeza.

2. Capriche no seu pitch de vendas pessoal

Quando o assunto é confiança, o trabalho interno é tão importante quanto qualquer coisa que você faça no seu dia a dia. Você pode sonhar em construir o maior negócio do mundo e passar horas idealizando sua vida perfeita, mas, se não souber se apresentar direito, vai acabar travando toda vez que perguntarem sobre você.

Então siga esta dica de exercício: pegue uma folha de papel, vá para um lugar tranquilo e escreva tudo o que gostaria que as pessoas soubessem sobre você – suas habilidades, o que você faz, para onde quer ir. Se perceber que escreveu coisas que não fazem mais sentido para sua trajetória, risque sem dó.

Crédito: Dreamstime

Depois disso, escreva um pitch de 30 segundos com as informações mais importantes: quem você é, o que faz e, principalmente, aonde quer chegar. Ter isso claro e bem formulado vai te dar mais controle sobre a situação da próxima vez que alguém disser “me conte um pouco sobre você”.

Naquele dia em que encontrei a garota nervosa prestes a subir ao palco, fui até ela e dei um discurso animador, totalmente espontâneo, para ajudá-la a se sentir no controle naquele momento: “Você vai arrasar nesse discurso. E todo mundo aqui está esperando ver você brilhar no palco.” Na hora, ela se endireitou, ainda nervosa, mas já pronta para ocupar seu espaço.

A autoconfiança é algo que vai e vem, então é importante se cercar de pessoas que acreditam em você e que estejam dispostas a te dar esse tipo de força nos dias em que estiver sentindo a sua em baixa.


SOBRE A AUTORA